Olá Familia Under-Linux! sucesso para vcs neste novo ano!
bom preciso repassar a vcs minha imensa alegria que estou compartilhando.
o sistema é o seguinte:
tenho um cliente corporativo e a sede da empresa fica a 22km da cidade onde fica o ponto da internet, sendo em linha reta a 17.8 km com visada obstruida em 63,3 mts obstruido e para a solução montei 2 rbs 411, com dois cartoes XR9 e duas antenas YAGI 900MHZ da marca ETG.
este sistema ja tem 1 ano e 11 meses e nunca deu problema, trafegando a 4 mb full! perfeito mesmo.
na ultima sexta dia 31/12 o cliente desesperado me liga e fala que a net nao esta funcionando, ae fui ver o ponto servidor e o modem e tava tudo blz comunicando localmente, ae quando fui na fazenda e chegando lá um funcionario falou que ouviu um estrondo alto e que poderia ser um raio que caistes lá pertinho e quando abaixei a torre telescopica de 8 mts me deparei com todos os perifericos torrados inclusive o cabo pigtail!!! o cliente desesperado pois precisava mandar no sistema de automação deles as NF'es notas fiscais eletronicas pois era o ultimo dia para mandar pois senao a multa era enorme!!! falei para ele que nao tinha equipamento para substituir em 900mhz a pronta entrega.
pensei! a nao ser que funcione outro tipo de tecnologia e eu tinha um par de ROCKET M5 COM ANTENA ROCKET DISH DE 30 DBI e ja estava configurado para eu montar em um outro cliente, mas como ele tava desesperado eu falei "vamos ver se funciona mas nao garanto que funcionara" ae pegamos os equipamentos colocamos na cidade e setamos os IP's de acordo com a rede dele ae calibrei + ou - no grau para a fazenda niveladinho e fomos para a fazenda, chegando lá montamos a antena e tmbm colocamos no mesmo sentido, quando liguei a fonte POE e entrei no ip do ROCKET ae veio a surpresa!!! o equipamento linkou em -71db com ccq em variaveis 96 a 100% coloque o teste de thougpout deu em 79mb full de trafego!!! nao acreditei no que vi! em nem se quer eu baixei a canalização deixei em 40mhz e então se eu abaixasse para 5mhz ficaria melhor ainda mas abaixaria o trafego,mas deixaei em 40mhz mesmo! estou falando a pura verdade! os rockets linkaram em 17.8 km sem visada 63.3 mts de obstrução pois tem um morro no meio do enlace, o cliente viu tudo e pediu para eu deixar o equipamento q ele pagaria por ele e nem quis mais deixar eu colocar os 900mhz e trocou por estes q era para ser provisorios e acabaram ganhando até a confiança de quem nem entende de WAN e eu estava explicando tudo a ele na hora da montagem.
pois é pessoal! o sistema da UBIQUITI é "poderoso" mesmo! ja montei Motorolas Kanopys e Alvarions Carissimos, e nao trocaria facilmente estas tecnologias carissimas por esta nque nao duvido de mais nada mesmo o que vem desta marca! ubiquiti "sagrado" Grato a todos! e fiquem com Deus!
Att.
Fábio Gonçalves
Chip7 Informatica *SOLUÇÃO COM QUALIDADE*
(64)9999-3333