Postado originalmente por
inquiery
Buenas unders.
Recentemente um amigo precisou fazer um PtP da casa dele até a sua loja, ele precisava com muita pressa e os unicos equipamentos que eu tinha para fazer esse PtP eram as ditas AirGrids (as diabólicas com PoE de 5v ainda, esqueci de especificar para o vendedor que eu queria as de 24v). Bom, o problema do PoE é facil de resolver - é irritante, mas é facil - somente colocando um cabo de rede da antena até um ponto de eletricidade próximo e levar do PoE até o computador o resto do caminho. Os cabos do PoE até as AirGrids ficaram com menos de 5 metros. Cheguei a tentar com um cabo direto até onde fica o estabilizador dele, mais ou menos 20 metros de cabo, mas assim o AirGrid só respondia quando achava que devia, impossivel de usar.
Da casa dele até a loja, é uma distancia de mais ou menos 600 metros, porém, não tinha visada nenhuma. Nem 1 cm da zona de fresnel livre, porém, como tentamos assim mesmo. Instalamos uma antena em 1 dia, no outro dia instalamos a outra. Usamos o dia inteiro fazendo ajuste fino nas duas pontas, com esticadores os estaios para facilitar o serviço.
A obstrução eram por árvores no meio do caminho, acho que uns 10m de arvoredos. Moral da história, melhos sinal que conseguimos, -78 dB. Como ele queria passar nesse link somente 1mb, pra ele ficou "usável". O sinal não mudou em nada durante a chuva. Achei que com as árvores retendo agua nas folhas iria prejudicar ainda mais o sinal, mas isso pelo menos não aconteceu.
Eu não tinha feito nenhum PtP 5.8 sem visada até hoje, esse foi o primeiro e, conclusão pessoal, não vale a pena. Pois para uma distancia de 600 metros uma AirGrid de 23 dB, em uma situação normal com visada será muito mais do que o suficiente.
Bom, era isso, só queria dividir essa experiencia singular que tive com as AirGrids.