Prezados
Ha algum tempo venho utilizando o gerênciador de Redes "The Dude".
No entanto, chegamos a um ponto onde o mesmo já não consegue nos atender.
(Não sei se não estou sabendo fazer, ou se de fato o Dude não tem um sistema mais claro para monitoramento de redes wireless, como penso.)
Mas hoje temos mais de 3000 clientes, imaginem um dude amarrotado de RB´s onde você tem que ficar entrando de 1 em 1 para ver niveis de sinais, monitorar troughtput, enfim... É IMPRATICAVEL.
Já perdemos muitos clientes ultimamente maioria alegando problema de oscilações...
Estamos instalando hoje o Cacti para apenas gerar gráficos de desempenho das torres dos clientes empresáriais (Ao menos essa é a ideia inicial). Não sei se o cacti teria capacidade para "substituir" o Dude em termo de topologia logica de visualização, monitoramento e alertas...
Mas hoje encontro-me em uma situação onde não sei qual sistema de gerência utilizar.
Preciso muito de ajuda para encontrar um sistema "definitivo" onde eu consiga tanto visualizar nossa topologia e monitorar, como ele mesmo monitorar o sinal dos cartões de todas as RB's assim como oscilações e enviar alertas para os tecnicos e gerentes.
Acredito que existam membros por aqui que trabalham em redes grandes usando Mikrotik e Ubiquiti, Como fazem para monitorar tudo ? Se for no Dude, como devo fazer para que eu consiga obter disponibilidade, alertas de vários recursos principalmente NIVEIS DE SINAIS ?
Desde já agradeço a todos e deixo em aberto para Análise.