Concordo com as colocações de todos, inclusive sobre "comer pelas beiradas". Isto é um fato que ainda é verdade e FUNCIONA, no entanto, tem prazo de validade.
Uma coisa que vejo nos posts acima é um certo descaso com a realidade mundial e com a própria realidade do Brasil e da internet pirata no mesmo. Por favor, não entendam "pirata" de forma depreciativa.
Todos sabemos que os "piratas" são a grande maioria. Com equipamentos mais baratos e soluções como Mikrotik, que facilitam muito a criação de provedores por leigos que não tem absolutamente nenhum conhecimento de rede, o mercado ainda continua em expansão para estas pessoas. No entanto, se você teve esta idéia, outros a estão tendo neste exato momento.
A poluição de frequência é uma realidade até em cidades pequenas devido ao barateamento dos equipamentos. Em vários locais fica até difícil de fornecer os tais "512kbps" que tanto foi abordado aqui. Sem contar que esta tecnologia tem suas limitações e inúmeras fraquezas. Um cara com um pouquinho de conhecimento em 802.11x, por exemplo, tem condições de parar um provedor wireless por dias e nunca ser descoberto. Isto exemplifica o quão arriscado é o negócio de wireless. Senhas, criptografias, etc, nada é suficiente para proteger seu provedor de um simples ataque.
Outra coisa, Airmax NÃO é Wimax. Não pense que sequer tem a mesma performance. E banda ainda é um problema em ambos quando falamos de multimídia. Mesh? Fala sério. Ainda é pensamento de pequeno que quer ficar a vida inteira em 512kbps...
Em relação ao descaso com a situação mundial, não me refiro a nada do gênero "Vamos comparar o Brasil com outro país", nada disso... Pense apenas em conteúdo. Você acha que o seu usuário vai ficar a vida inteira esperando 30 minutos com um vídeo do Youtube em pausa enquanto ele carrega? Por quanto tempo você acha que os vídeos de 360p ainda serão a maioria?
Não se pode simplesmente ignorar a tecnologia... Ela não vai esperar por você. Ninguém vai pensar: "Espera, vamos manter coisas com baixo consumo de banda por causa do 3o mundo". A tecnologia vai prosseguir, você estando preparado ou não.
Há 5 ou 10 anos atrás, celulares eram coisa de luxo. Notebooks só quem tinha eram os ricos... Hoje toda minha família tem celular e a minha filha tem notebook quase tão bom quanto o meu. As coisas mudam... Você tem alguma previsão de que tipo de equipamentos estaremos lidando em 5 anos? Eu não faço a menor idéia... Será que vamos ter começar a investir em 4G porque ninguém mais vais querer ter desktop? É uma possibilidade!
Sei que muitos de vocês estão começando agora e encaram o provedor de vocês como um quebra-galho... Se render, rendeu... Para pessoas com esta visão, realmente tudo que eu falo vai soar como a mais pura baboseira... Mas a minha visão é bem mais ampla do que simplesmente meu bairro, minha cidade, etc...