Postado originalmente por
rubem
Se a superificie do lago de Itaipu é de 1,3 mil Km², usando como base de calculo um custo medio de R$ 700 por m² de placa, mais o mesmo tanto em valor de terra, suportes, controladores de carga e baterias, ou minha conta está errada ou "isso" custaria quase 200 bilhões de reais. Usando paineis normais, de uns 120W por m², isso daria uma captação por dia de uns 8GW. Se não me engano a capacidade de Itaipu é de 14GW por HORA. E Itaipu consta que custo 12 bilhões. Versus os 200 bilhões da alternativas solar (Que inutulizaria a mesma area de terra abaixo dos paineis hipotéticos) é uma diferença muito grande.
Aonda temos area exposta ao sol que se um painel cobrisse só ajudaria? Nas casas! Além de geração de energia diminuiria a incidencia de sol no telhado reduzindo a temperatura abaixo dele. Em paineis frios precisam é de mais sol, mas no brasil precisamos sombra de tanto calor, temos tudo pra usar paineis em casa e não usamos!
Segundo o IBGE são mais de 35 milhões de casas no brasil. Descontando 70% que alegaria baixissima renda (Apesar de ter TV pra assistir novela e BBB), sobram mais de 10 milhões de potenciais compradores pra 1 misero painel e bateria. Com 10 milhões de compradores quero ver uma empresa tipo a Heliodinamica não conseguir tirar o pé da lama e modernizar linha de produção e etc pra baixar os custos.
Bom, o custo futuro dos paineis aponta redução não só pelo aumento de demanda, mas porque a prática corrente de montar "paineis" está caindo em desuso. Imprimir a celula diretamente no suporte já é possivel em escala menor, questão de otimizar as linhas de montagem pra ter painel de 1m2, e uns 120W, por coisa tipo R$ 250 (1/3 ou 1/4 do preço atual). E isso usando silicio mesmo, só otimizando o modo de produção (Isso já ocorre, cada ano o custo cai e o rendimento aumenta um pouco, meu painel mais velho de 1994 custou os olhos da cara e rende pouco, sem levar em conta a inflação hoje comprariamos 6 paineis, e naquele espaço teriamos 50% mais energia captada. Imagine se eu soubesse fazer contas e colocasse a inflação no meio pra dizer quanto os paineis já baratearam).
Mas posso afirmar mais uma coisa: Se cada um comprasse as celulas avulsas, e fizesse a manofatura no painel como um todo em casa, o custo cairia ainda mais. A mão-de-obra chinesa é barata mas colar e soldar as celulas num painel gasta tempo e espaço, importar o trambolho montado também é caro. E aqui no brasil temos vidro e aluminio por bom preço, podemos importar apenas as celulas que tudo já se resolve (Ou alguma iniciativa governamental subsidiar a moderninzação das empresas brasileiras do ramo, que hoje só manofaturam a montagem final mesmo, e precisam alguns bilhões pra produzir coisa atraente).