Pessoal, por favor preciso da ajuda de vocês mestres no assunto!!!
Estou com uma oportunidade para montar um provedor pequeno em minha cidade aqui no interior.
Pretendo dar entrada na legalização com uma empresa do DF que cobra 20 vezes de 250,00 e promete entregar a SCM em 3 meses.
Aqui na cidade temos apenas um monopólio de um provedor que atende a cidade toda (tirando o velox que é muito ruim aqui).
Como eu tinha aqui uns equipamentos aqui na loja, resolvi fazer uns testes com 4 clientes que sempre pediam internet pra mim. Os equipamentos usados foram:
Tudo em 2.4ghz:
Antena omni 12dbi a 19m de altura;
Bullet 2 HP em modo estação fazendo apenas bridge;
Servidor Mikrotik;
Percebi que alguns dias o sinal do cliente ficava com -55dbm, mas outro dia já estava em -80dbm, ou seja, muito instável...
Fiz um scan na região e vi que tem mais 80 redes wireless e mais ou menos 2, 3 redes diferentes em cada canal 2.4ghz.
Com isso alguns amigos me recomendaram montar o provedor em 5.8Ghz e outros me recomendaram montar o provedor cabeado mesmo de poste a poste.
Tenho um amigo em outra cidade que tem mais ou menos 50 clientes cabeados e não tem problema nenhum.
O meu receio é montar o provedor cabeado em UTP e depois não conseguir me expandir muito devido as limitações desse cabo que teoricamente só suporta 4 repetições de 100m, correto?
E cabeado corro o risco de alguem ficar cortando o cabo, roubar o cabo e etc.
Com isso, pergunto a vocês que tem muita experiência no assunto:
Será que daria certo e eu não teria problemas de instabilidade se montar meu provedor em 5.8ghz com equipamentos 100% ubiquiti, usando o kit cliente da TEC-Wi 'Kit Bullet 5 + Antena Aquário MM-5825'?
Desde já obrigado pela ajuda pessoal!
abraços