Olá Pessoal,
Esse é meu primeiro post no site, já li muita informação aqui e aprendi muita coisa também, agora gostaria de compartilhar algumas ideias...
Tenho um pequeno provedor que começou apenas para os amigos e parentes, agora já tenho cerca de 50 clientes e esta aumentando rapidamente.
Minha dúvida sempre foi como concorrer com as grandes teles? Será possível? Ou um provedor wireless não tem capacidade para concorrer com empresas como Telefônica, NET, Embratel, GVT?
Eu acredito que podemos, seja por wireless ou intercalando entre cabeamento(coaxial, fibra ou rede), wireless e estrutura compartilhada(DG telefonico de prédios e condomínios).
Imagine o seguinte cenário e de suas sugestões:
Estrutura de Rede:
Meu provedor vai receber a internet e telefone por fibra da Embratel (preço muito competitivo e alta disponibilidade).
Vou utilizar Mikrotik para controlar os clientes (Limite de Banda e Autenticação por PPOE).
Vou ter um servidor Proxy bem completo (Algo como o Speedr WebCache por exemplo) para otimizar o link.
Vou distribuir em 2.4Ghz(somente internet de até 512kbps para clientes que já possuem equipamento nessa frequencia).
Vou distribuir em 5.8Ghz utilizando Rocket M e Antenas Setoriais da Ubiquiti (nos clientes vou utilizar Nano M5).
Nos ponto-a-ponto entre as torres irei utilizar equipamento da Ubiquiti Mimo em 5.8.
Internet:
Pretendo vender velocidades de 512kbps até 10mbps(num futuro próximo, quero estar preparado para oferecer essa velocidade).
Telefone:
Para oferecer telefone fixo irei utilizar um servidor VoIP Linux Trixbox(Fonality trixbox CE, an Asterisk-based PBX Phone System | trixbox) onde irei receber as linhas pela Embratel (Placa Digital E1). O sistema já vem com todos os recursos, identificador de chamadas, secretaria eletrônica, cobrança de ligações(bilhetagem) etc.
Nos clientes irei utilizar um ATA ou ainda SoftFone(somente para clientes que contratarem o serviço de suporte remoto).
TV:
Para oferecer tv irei utilizar um sistema completo de IPTV(Software e Hardware de IPTV da NetUP) que irá transmitir cerca de 25 canais fechados + Canais SobDemanda(conhecido payper view) que consumirão cerca de 40mbps em toda a rede (irei transmitir em multicast).
Nos clientes irei utilizar um software para assistir os canais no próprio pc ou ainda um receptor IPTV que vai ligado direto na TV.
Conclusão:
O que vocês acham é possível oferecer esses serviços? Mesmo em rede wireless 5.8? ou somente por cabeamento?
Isso é uma ideia minha do futuro, acho que quem ficar vendendo só internet vai perder mercado quando uma grande empresa chegar onde você atende, pois se você oferecer o mesmo que ela oferece(mesmo que com um preço um pouco mais alto) mas com qualidade no atendimento, suporte e serviços completos não tem o que temer.
Aguardo sugestões.