Postado originalmente por
SantiagoMG
Mas esse limite 300 MB foi apenas uma sugestão do Alexandre, e que por sinal julgo muito coerente, entretanto não quer dizer que vc tem que obrigatoriamente oferecer esse plano.
Caso você faça uma análise e julgue que consegue fornecer mais tráfego pela franquia de R$35,00, 1 GB por exemplo , ao invés de 300 MB, não há nada que proíba. E caso o cliente não deseje limite de tráfego você pode oferecer uma opção pra ele também, só que com um valor um pouco mais alto, uns R$50,00 por exemplo, e tenho certeza absoluta que se hoje eu conseguisse vender 1 Mega sem limite de tráfego por R$50,00 seria muito bom pros meus clientes, e pra mim também, rsrsrs, pois aumentaria muito o números de assinantes.
Atualmente eu pago R$ 3.600,00 por um link de 6 Megas e o meu plano mais em conta é 300K (sem limite de tráfego) por R$ 50,00. Se hoje eu estivesse comprando link da Telebrás, com os mesmos R$3.600,00 eu poderia ter um link de mais de 30 Megas, ou seja 5 vezes mais do que tenho hoje. E com esse link de 30 Megas, seria muito mais fácil eu ofertar o plano que disse acima (1 Mega - R$ 50,00) do que 300K por R$50,00.
Assim, no final das contas ganha o cliente e ganha o provedor, desde que haja um planejamento adequado. Na verdade o único que não ganha são as grandes Operadoras, que deixam de contar com a vantagem de possuir o monopólio sobre a venda dos links e com isso compensar a falta de gerência por parte deles.
Há algum tempo estávamos muito defasados em relação à Teles no potencial tecnológico, pois posso dizer que há uns 03 anos não era fácil entregarmos um link de 1 Mega pra TODOS os clientes, mesmo que tivéssemos muito link sobrando, pois tínhamos muita limitação dentro da nossa própria rede local, que a maioria das vezes era em 2,4 Ghz, a qual na prática conseguíamos uns 4 megas por Interface, hoje em dia os equipamentos melhoraram a qualidade e conseguimos com facilidade trafegar 20 megas por interface, com equipamentos de baixo custo. Além disso ainda faltava experiência e conhecimento de nossa parte. Hoje em dia melhorou muito, estamos mais profissionalizados, e uma dos meios para essa melhoria é justamente este fórum, que é na verdade uma ferramenta de trabalho para quem trabalha com provedor no Brasil, nos ajuda a evoluir muito.
Com essas melhorias dos equipamentos e também melhoria da nossa parte, como técnicos, vencemos uma etapa que nos colocava em desvantagem às operadoras, que era com relação à construção de nossa rede interna e estabilidade da rede.
Mas em alguma coisas sempre estivemos muito a frente das operadoras, por exemplo, no quesito "Eficiência Administrativa", e principalmente na questão do atendimento ao cliente.
Assim, fomos melhorando e ganhando força, sendo que atualmente, um dos únicos fatores que nos colocam em desvantagem em relação à operadoras é justamente o alto valor dos links, pois estão monopolizados.
Por isso acredito, e devo mesmo acreditar, que o PNBL pode nos ajudar a quebrar esse monopólio. Afinal, se não for através dele o que mais é que vai fazer as Teles baixarem o preço dos Links?? Por boa vontade e camaradagem é que não vai ser...