Olá pessoal,
Estou mudando a estrutura do provedor, que seria um novo endereço, protocolo, capacidade de link, etc... e gostaria de planejar uma estrutura rasoavel para manter um bom funcionamento.
Hoje:
Tenho uma RB1100 que gerencio toda a rede, cerca de 25 torres em +/- 25Km², possuo link com 3 operadoras recebendo o IP das mesmas sendo que apenas UMA de 100Mb utilizo para gerenciar aos clientes, as outras são para provedores e empresas especificas.
A RB1100 faz firewall basico, controle de banda de todos e autenticação em hotspot de 80% dos usuários, outros 20% são liberados no IP Bindings com gerencia pela Queue, memória em uso de 20%, processamento medio de 50% e picos de 70%, banda media de 40Mb e picos de 60Mb, usuários cadastrados cerca de 800 e online cerca de 250 clientes.
Nova Estrutura - Servidor a Planejar:
Manter o gerenciamento de 25 torres agora somente com um link fisico em fibra Gigabit, protocolo em BGP, minha intensão é colocar um servidor RB1100 ou RB1200 para gerenciar em BGP e manter a RB1100 para os clientes.
Tenho previsão de aumento significavo de banda, consumir cerca de 80Mb, numero de clientes pular para uns 1200.
O que voces recomendam na questão SERVIDORES, pois acho que pelo numero de clientes, banda o processamento esta muito alto, sendo que não faço cache, em firewall das 65 mil portas bloqueio apenas 20 que podem ser vulneraveis, a tela de hostspot é muito simples e leve (quase que a padrão do MK).
Anderson