Postado originalmente por
BrasileiroNet
Boa tarde a todos!!
Gostaria de colocar em debate pois em minha cidade Recife-PE a (GVT) chegou com tudo para derrubar a (Oi), é seguinte:
Montei um pequeno provedor com rb600+3setoriais oiw 14 dbi 90°+ cartões r52h 350mW+ serv Squid + hotspot, até ai tudo blz. Procurei uma empresa que fornece link dedicado para começar com 10 clientes, comecei a operar em Janeiro/2010, e ate agora estou com os 10 clientes pois os que consigo são muito distantes da minha estação.
Estou pagando caro por um link de 1Mb (dedicado) que bem dizer não estou utilizando (total), pois só tenho 10 clientes e nunca ao mesmo tempo. Comecei assim pensando que ia ser mais fácil conseguir clientes ... Resumindo...
Será que se eu pegar um link da GVT de [(15Mbps down) e (1Mbps up)]R$119,90 ou [(35Mbps down e 3Mbps up)]R$229.90 + ip fixo R$50,00, seria melhor para começar pois já não tenho de onde mais tirar dinheiro para pagar o link pois custa R$ 850,00 mês, e só tenho R$450,00 entrando dos clientes. Pensei em começar assim pois meu projeto era parceria SCM, mas por emquanto não dá.
Gostaria da opinião de vocês, quantos clientes posso atender com 15 ou 35 mb adsl, e que por sinal aqui em Recife com a GVT da isso de mega pois montaram uma mega estrutura para derrubar a Oi, é (fibra) até a porta do cliente principalmente se for empresa, tenho cnpj.
Agradeçoa todos e descupe pelo texto grande.
GVT 15 mega com as limitações de QOS que eles impõem ao ADSL compartilhado tranquilamente 70 Usuários, a partir disso a coisa começa a ficar complicada para navegação, a abertura das paginas começa a ficar lenta devido as próprias limitações do QOS por parte da GVT. Palavra de quem sabe como funciona as coisas por lá! Pois tenho varios amigos técnicos que trabalhavam na oi e hoje trabalham na GVT aqui no Sul.
Agora 35 mega 150 usuários.
Isso tudo somado a perda de processamento do NAT do modem limita muito as coisas. Some ainda as complicações que connLimit falado pelo colega do post passado que nada mais é que um limite de conexões simultaneas a um determinado endereço de origem pode trazer pra sua rede.
35 mega da GVT assimétrico equivale a 10 Mega Dedicado simétrico.
Porem 35 mega limitado "sujo" com regras do adsl ou vdsl para users compartilhado nem se compara a 10 mega ilimitado "puro" sem regras.
Link simétrico - Upload e download equivalentes, ou seja, para cada mbps de "down", ele terá a mesma banda disponivel em "UP".
Link assimétrico - Download e Upload em velocidades distintas, seja por limitação tecnica ou por escolha. Um bom exemplo é o ADSL Que por limitação, trabalha com Upload menor que o Download.
Isso por que o QOS da GVT limita a tudo. Mas o velocímetro mostra 35 Mega!.. Por que eu não navego a 35 megas?
Primeiro é por que tudo na internet é com base em rotas. E geralmente as rotas são limitadas em certas ocasiões devido ao seu suporte de rede "limite".
Segundo por que a maioria das operadoras vendem a atração de você ir no velocímetro e ver o que de fato compra enganando o usuário final de uma certa forma.
Terceiro por que todas operadoras liberam a maioria dos testes de velocidades em seus QOS para não levantarem suspeitas. A navegação esta lenta. Tudo abre muito devagar menos os sites de testes de velocidades. Dificilmente um usuário ira reclamar o resultado impecável e perfeito do Speed test.
Mas o resto continua a abrir lentamente! Desconfie!!.
Em testes práticos navegando pela internet em um link de 35 mega não superei a margem de 3 mega para navegação na maioria dos sites. Salvo os downloads por torrent que fiz e downloads feitos pelo servidor da universidade federal do Parana ao qual possui um gigantesco link de dados.
Isso tudo tem um nome! Enganação? Não!
E sim Traffic Shaping!!!
Sem ele segundo os maiores engenheiros de comunicação a internet seria um caus no BRASIL devido a maioria das redes estar em estado precário.
Alguns dizem que o traffic shaping é proibido. Mas o que poucos sabem é que se traffic shaping fosse realmente crime, todas as grandes operadoras no brasil seriam condenadas! Pois todas se utilizam do shaping para torna a internet pelo meno viável ao maior numero de pessoas possível. Mesmo que isso custe o sacrifício de velocidade e desempenho a grande maioria dos usuários final de ultima milha!
Quando você liga pra operadora reclamando. A lei ampara a garantia dos 10% de garantia de banda e a ANATEL nada faz.
Brasil. Lamentável.
IPTV dessa forma no brasil nem pensar.
Enquanto isso na Europa e todos outros países desenvolvidos o IPTV é uma realidade firmada!
Que fique aqui registrado minha indignação quanto a esse absurdo.
Esse senário só ira mudar quando a Anatel mudar as regras e cobrar mais qualidade por parte das grandes teles que faturam bilhões por ano por um serviço precário e de má qualidade.