Pessoal sou novo no forum e novo no mundo do Mikrotik, lendo para aprender.
Bem, o cenário é o seguinte. Comprei uma RB-750G para melhorar meu mini-provedor de Interner q atende poucas pessoas, 15, mas que pretendo expandir ai pra mais umas 15 pessoas, se o AP suportar... Hoje tenho um link ADSL 15mega dl 1mega up e controlo a banda e gerencio esses clientes via AProuter 9.3 WR254, mas to percebendo que o AP tá ficando lento, as vezes da timeout em algumas páginas...
Bem, o que pretendo fazer é usar esse AP em modo Bridge q hj está em Gateway c/ clientes utilizando um Access point em modo WISP, apenas pra conectar esses clientes wireless e nada mais, deixando todo resto pra RB-750G fazer, QOS, Limite de conexões simultaneas, tudo que faço no APRouter hj. Utilizo pra conexão ADSL um modem Speedtouch 510 V6 ligado na WAN do AProuter WR254.
Como quero tirar um dia pra parar a Internet pra fazer essa "migração", já quero ter uma idéia do que fazer pra não deixar meus clientes sem net por muito tempo ou precisar alterar a configuração no radio de cada um deles. O que quero fazer com o Mikrotik nessa RB-750G é basicamente o q listarei abaixo, alterando o minimo da estrutura atual, faixa de IPs, modo de operação do AP cliente, etc:
1 - WR254 recebendo clientes Wireless (Este AP está na faixa de IP 192.168.1.x)
2 - Clientes estão com seus radios em modo WISP - Cliente ISP - com IP e DNS fixos (Ip da WAN do cliente está na faixa 192.168.1.x, mesma do AP). O próprio rádio do cliente atribui o IP dos PCs locais, em outra faixa, por exemplo, 192.168.2.x
3 - Controle de banda desses clientes pelo Mikrotik
4 - Limitar cada cliente para um máximo de 30 conexões simultaneas TCP/UDP.
6 - Modem em modo roteador ou bridge? O que vcs acham melhor? Tb preciso conseguir acessar a web de configuração do modem pra monitorar os paramenos de linha de vez em quando. O modem está na faixa de IP 10.0.0.x comunicando com o WR254 via WAN dele.
Basicamente é isso, nada de muito sofisticado, só não queroa ter que mudar as configurações dos clientes, no caso tão todos com AP's em modo WISP (Cliente ISP) ou seja, quero mantê-los na faixa de IP atual e poder acessar os AP's deles remotamente,
como faço atualmente quando necessário.
Não quero o Mikrotik funcionando como hotspot, quero que o cliente abra o navegador e ja saia navegando. Pelo menos por enquanto...
Obrigado pra quem puder me dá uma luz pra eu começar já com uma idéia do que fazer. Ah, minha RB-750G ainda não chegou, deve chegar no final dessa semana...
T+