Wagner, fiz o /system console disable 0 e depois colei o monte de zeros, mas deu a mensagem "bad comand name", será que estou fazendo algo errado?
Wagner, fiz o /system console disable 0 e depois colei o monte de zeros, mas deu a mensagem "bad comand name", será que estou fazendo algo errado?
Bom dia
primeiro você faz assim desabilita a interface serial na console
/system console disable 0
depois você digita
/system serial-terminal serial0
<crtl-a>
ai você cola os zeros aqui ai você vai ver a tensão alterar.
Medir as tensões entre os pinos 6 e 3 sendo pino 6-negativo e pino 3-positivo
Agora estou trabalhando em como colocar isso em um script, para quando falhar o ping e ser acionado, a parte eletrônica eu já fiz, lembrando que vamos imaginar o seguinte, a torre falha ai o script vai ser acionado ativando o relé, quando ele ativar o relé é poque o ping falhou então o equipamento estará sem energia, mais quando que o equipamento vai saber que o sistema voltou para não ativar o script mais.
então desenvolvi um circuito que quando alimentado gera apenas um pulso no relé tipo de 5 segundos ai depois volta a energia e o equipamento volta a funcionar.
Esse circuito tive que fazer pois a muito tempo atrás eu usava placa mães nas minhas torres e até hoje uso, então tive problemas com placas mães que não tinha a opção no setup de ligar quando a energia voltar, por isso tive que fazer assim.
Assim que tiver um script funcionando posto aqui.
At, Wagner Nascimento.
Muito obrigado Wagner, irei fazer os testes.. Quando ao script, é só fazer um que verifica de 5 em 5 minutos, desta forma não necessitaria de alterações eletrônicas e evitaria um "loop" de reboots.
Wagner, Tem uma ideia melhor, sabe aqueles sysdatas 5460, aprouters etc..? Liga eles no nobreak ou no carregador e coloca o circuito com o relé antes dos equipamentos na torre. Ativa o whatchdog do rádio e liga o transistor do circuito no led "WEP" do rádio. QUando o rádio reinicia ele acende todos os led, vc já reparou? Desta forma, quando o equipamento da torre falhar o rádio irá rebootar, acender o led wep, que não será mais o led e sim o excitador para ativar o relé. Fica mais fácil ainda!
Não tinha reparado, que acende todos os leds, vou fazer um teste aqui com certeza vai funcionar e muito mais facil pois temos varios radios desses aqui parados.
Isso ia com os colegas dando cada um sua opinião já já vamos desenvolver algo.
At, Wagner Nascimento
Pessoal acabei de montar o meu sistema em uma caixa hermética, tinha colocado um topico e ele sumiu, rsss...
vou colocar as fotos dele montado.
em relação ao circuito elétrico usei os seguintes componentes:
1 transistor BC548
1 resistor 470 ohm
1 rele 12V
1 diodo 4001
Ligações:
Como usei um radio da krazer o mesmo quando reinicia tem o led de power com dupla cores, ou seja ligado fica verde, quando reinicia fica laranja, ai liguei o resistor nesse pino, quando ele reinicia tem a tensão de 3v gerando o pulso no transistor e acionando o relé.
É isso ai, espero que ajude alguém como vai me ajudar.
Para o sistema funcionar corretamento você tem que habilitar a função wacth dog no radio para ele monitorar a torre, quando o ping falhar o radio reinicia acionando o relé.
At, Wagner Nascimento.
Wagner, você já fez! Cara, você é muito rápido. rsrsrs. Valew...
Vai mais uma dica para você...
Só não esquece de desativar a interface wireless...
Amigo blz, preciso enviar a palavra "C10" para porta serial através de script . Sabe como fazer isso ?
/system serial-terminal serial0 # Comando executado
preciso escrever "C10" logo após o comando executado acima !
Muito legal seu projeto Parabéns .
só para auxiliar tem uns arduino que poderia ser util para você e se não me engano tem até pronto no mercado livre
http://labdegaragem.com/m/blogpost?i...gPost%3A158570
Opa galera!
Tópico parado a muito tempo mas precisei da solução do nome do tópico e não encontrei, então estou postando a solução para quem precisar.
Precisei disso pra fazer um acionamento de um painel solar em determinada hora do dia de um para outro, pra ajudar na carga das baterias e não ter q comprar outro painel, o principal é de 24V e o outro é de 12V. Bom, vamos lá!
Para monitorar vc pode pegar o negativo na carcaça da porta serial (dado de fora do conector) e monitorar o pino TX do conector seral q é o pino 3 da porta, assim q colocar no multímetro ele vai dar uma leitura negativa de -5.XX pronto o monitoramento pra teste de hardware esta pronto.
Agora vc entra na routerboard com o winbox e desativa o console em /system/console, depois vai na configuração da porta em /system/ports e abaixa a velocidade de comunicação pra o pulso demora mais tempo e vc não ter q colocar "000000" de mais, aqui coloquei 600. (600 na velocidade e não numero de zeros)
Depois vc Cria um script com o conteudo.
/interface ppp-client add name="scripttemp" dial-on-demand=no port=serial0 \
modem-init="0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000\
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000" null-modem=yes disabled=no
:delay 5
/interface ppp-client remove [/interface ppp-client find name="scripttemp"];
Para aumentar o tempo pulso é só colocar mais "0000" cuidado com a quebra de linha "\".
Depois é só executar o script e ver o multímetro variar a tenção indo de -5.xx pra 2.xx.
Agora pra acionar o rele tem muitos manuais na internet falando como acionar um relé com um transistor.
Se tiver duvidas leia o topo todo vai ajudar.
fonte.:
http://wiki.mikrotik.com/wiki/Sendin..._a_serial_port