Pessoal,
Qual RAID devo implementar por hardware para ter maior desempenho no cache e qual hardware devo utilizar para atender cerca de 800 clientes?
Grato,
Rafael.
Pessoal,
Qual RAID devo implementar por hardware para ter maior desempenho no cache e qual hardware devo utilizar para atender cerca de 800 clientes?
Grato,
Rafael.
amigo com certeza tamanho raid 0 com hds de tamanho pequeno para ficar com um desepenho bom, tipo hds de 250gb.
Fião, raid de hardware não software é o 0 RAID 0, com hds de preferência SCSI, sas fuja de sata ou ide.
com um bom processador e muita memória.
abraços
Se voce quer aliar segurança e performance vai precisar no minimo 3 HD's e recurso de hardware da controladora de disco. RAID5.
raid5 nao tem performance .. :P
raid0 ou varios hds montados como cache_dir sao a melhor forma
tbm pensei em raid0
Tbm estou com essa duvida, eu tava "namorando" um Dell Xeon 3,10Ghz 8Mb de Cache, 8 Gb de Memória, 1HD de 500 para o sistema e 2 Hds de 1TB para o cache...
Mas pelo que andei estudando para o RAID 0 quanto menor o HD melhor, talvez eu coloque mais hds com um tamanho menor..
se for usar squid/lusca como proxy. a recomendação é nao usar raid nenhuma.. e criar 1 cache_dir por HD !! assim o squid vai abrir N threads para cada HD .. (com raid.. o squid entende 1 hd apenas, e por consequencia abre a qtde de threads para 1 hd ).
Para proxy a melhor opção é JBOD se o sistema de proxy suportar, squid e lusca suportam sem problemas não sei quanto ao sistema q quer usar, JBOD significa "Just a bunch of disks" = "Somente um Punhado de Discos" , o proxy se encarrega de cuidar dos spins,filas e etc dos discos, se tiver falha em 1 você só perde aquele conteudo também. Em relação a desempenho de HD, tenha em mente que 1 hd SAS de 15k rpm = 3 hds sata de 7k rpm, mas o ideal é fazer um levantamento de quantidade de requisições por minuto, e tomar como base para o calculo de HDS. Você pode fazer um proxy memory only e tomar as estatisticas de quantidade de requisições no horario de pico, e com isso conseguir o arranjo de hds que te atenda, claro que colocando uma boa folga, aqui fiz isso e coloquei o dobro do que precisava por medida de segurança e garantia de crescimento. usei 3 hds sas, com sata precisaria de pelo menos uns 9 Hds, pelos meus calculos.
Att,
Anderson
existe a possibilidade de usar SSD com COSS, em objetos de 0 a 128k por ex..
e AUFS para o resto nos hds mecanicos..
sua informação achei interessante.
bom para a minha quantidade de clientes que não é muita, quase 800, e tenho um bom link, com 40% ocioso ainda, pretendo colocar um cache apenas para ir testando.
pelo pesquisei e com as informações dos colegas, encontrei uma boa máquina de um amigo que está vendendo:
Servidor Dell 2850 Com 2 Hds Scsi 73gb 2 Fontes 3gb Ram
ele está com 2 processadores xeon 2.8, vou colocar 8gb ram, ele vem com 2hds scsi 73gb e tenho mais 2 hds scsi 73gb pra colocar, totalizando 4 hds.
fora a memória que vou ter que comprar, esse server ta me custando R$ 1.100,00
compensa ou devo comprar uma maquina nova? qual a conf (sem exceder o que necessito)?
grato.
verifique se ha suporte a 64bits no processador deste servidor.. um proxy DEVE ser 64bits (proxy desse porte).
bem lembrado, vou verificar.
Creio que HD SSD não seria viável para um cache, pois eles tem uma "vida útil" de gravação, logo em pouco tem começará a aparecer DeadBlock.
HD SSD é livre de mecanismos, mas por outro lado ele tem esse pequeno inconveniente.
Ele é mais caro que os SAS, nesse caso é mais viável um hd SAS.
Hoje uso o hd SSD somente para instalar o sistema operacional, fica muito mais rápido, e os arquivos jogo em hds SAS.