já fiz isso 8.8.8.8/8.8.4.4 o mtu eu coloco 1380 e 1480 e 1500 nunhum fico bom ainda
já fiz isso 8.8.8.8/8.8.4.4 o mtu eu coloco 1380 e 1480 e 1500 nunhum fico bom ainda
Olá, amigo tenta usar Max MTU 1480 e Max MRU 1492 pra ver se resolve o MSN pois aqui tenho clientes em Hotspot e PPPoE e não tenho problema nenhum, já os sites acho que o problema pode está no seu loadbalance mesmo alguma configuração.
Coloca essa regra ai e teste. Tb estava com problema no meu hotmail skydrive..
/ip firewall mangle
add action=change-mss chain=postrouting disabled=no new-mss=1440 passthrough=\
yes protocol=tcp tcp-mss=1441-1500
Fonte:Usuario do Underlinux..Esqueci o nome mais ganhou sua estrelinha...
Sucesso claudinhohw ...
Boa ai funciona ou funciona kkkk (se for o MTU o defeito)
Bom dia!
Depois de um bom tempo em off, estou de volta com uma idéia que pode solucionar o problema de como minitorar os links que estão ativos ou não, o programa pcc cria as regras que levantam ou não os links, porem não tem nenhum mecanismo que monitore o mesmo para que fassa este trabalho de forma automática, no inicio pensou-se usar o netwatchb que faz o monitoramento via ping, o problema é que um link pode esta parado em sua via normal e não estar parado o ip na via internet acessivel pelo link que esta funcionando, desta forma o netwatch n funcionaria corretamente.
Solução:
porque n fazer o monitoramento usando o traffic monitor, utilizado para monitorar o tráfego das interfaces, executando determinadas ações quando uma interface chegar a um determinado trafego.
Exemplo:
/tool traffic-monitor
add interface=ether2 name=Link0 on-event="Link0Dow" threshold=15000 traffic=received trigger=below
add interface=ether3 name=Link1 on-event="Link1Dow" threshold=15000 traffic=received trigger=below
no exemplo acima, temos dois links no balanceador, caso o link0 cair o tráfego para até 15k, o mesmo chama o script Link0Dow que vai desativalo e deixar somente o Link1 funcionando...
OBS: esta é apenas uma forma de fazer com que o link seja derrubado de forma efetiva, e não deixalo ativo sem tráfego o que acarretaria lerdeza entre outros problemas.
OBS: estou pensando colocar esta opção a proxima versão do PCC.
Att.: Scan
e isso fará que acabe o problema com msn e bancos?
não, esta jogada esta relacionado a paradas de links, ou seja, caso tenha 3 adsl e 1 pare, neste caso vc teria de ir no balanceador de desabilitar a rota do adsl parado de forma manual, com esta simples regra, o traffic-monitor verifica o tráfego e quando detectar que o link está muito abaixo do que deveria, ele desabilita a rota do mesmo de forma automatica.
OBS: ainda n é uma solução definitiva para controle de links parados ou não, pois neste caso ai, ele vai desabilitar com eficiência...... .... mas resta a pergunta , e quando o link estiver operante, como fazre com que ele volte ?
blz Scan! no caso eu uso ADSL 4 Links tem algo a ver o MTU com problemas de alguns sites, msn e PS3?
Boa tarde!
em postes anteriores os colegas comentaram sobre este problema, não sei lhe afirmar se encontraram alguma solução, mas em alguns casos o problema éra dns ou per-connection do pcc.
OBs:
Aqui já fiz teste usando 2 ADSL + 3 links dedicados e não tive estes problemas, é claro que cada caso é um caso.
Minha topologia de rede:
Links -> RB450G -> (Proxy, Radius)
Links -> RB450G -> (Torres com Qos) -> ou seja, minha rede é toda roteada.
Aqui funcionou blz mais quando link volta tem algum script que execute o script de "Link0up" porque assim que ele identificar que o link caiu ele vai executar o too traffic que vai executar o script link0dow. Então ha nao ser que vamos la em sys>scrpit>link0up e dermos um run ele nao mais voltara. Isso acontece ou estou errado..
Desde ja agradeço....
Boa tarde!
Maxibelo, ai é outro problema que devemos solucionar, pois, como saberemos que o link voltou ? o ping n resolveria pois neste caso mesmo que ping n quer dizer que tenha link, ou seja, até descobrirmos uma forma de fazer isso, devemos executar o script de Link0up manualmente.
Olá,
1. pelo o que entendí, a address-list "loopbaback" é criada com configuração padrão, certo? Se precisar modificá-la, farei isto no script ou diretamente na RB de balanceamento, corrento?
2. O IP incluído na address "loopback", não é obrigado ser incluído no loopback por link? Neste caso, os IPs informados no loopback por link, serão sempre direcionados para um determinado link, ocorrendo queda, o tráfego será direcionado pro link ativo, certo?
3. Tenho um link de 3M dedicado e, outro adsl de 6M com modem em bridge e discando pela RB450G... instalei o PCC configurando por este sistema muito show na segunda, fiz testes de queda, desconectando os cabos de rede alternadamente da RB 450G, detectou a queda e retorno dos links e, ficou normal mas, hoje tive uma queda no link dedicado e, parou geral, qdo desconecto o cabo, detecta normal mas, qdo é queda no link, não detecta... qual poderia ser o motivo?
Abraço!
Olá! Scan e Maxibelo, vi na página anterior que tem dificuldades quanto ao dar um DOWN ou UP automaticamente quando um dos links cairem certo? Aqui no meu sistema PCC consegui fazer com que o mesmo funcione e até o momento tem funcionado. O que chega na minha RB 750G já vem roteado( recebo um ip válido) são dois links dedicados. Fiz vários testes tanto do link caindo quando o cabo não está conectado na rb que também funciona, lembrando que tentei de outras maneiras e não dava certo e essa que tentei deu certo. Caso queiram saber como funciona segue um scripts onde foi que tive que mexer, depois me digam se deu certo:
1 Primeiro:
no IP Route ficou assim: dario@PCC - WKVE] > ip route export # feb/23/2012 22:04:17 by RouterOS 4.16
# software id = 93EW-ZVA1
#
/ip route
add comment="" disabled=yes distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=\
200.228.93.1 routing-mark=Rota0 scope=30 target-scope=10
add comment="" disabled=yes distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=\
177.8.17.9 routing-mark=Rota1 scope=30 target-scope=10
add check-gateway=ping comment=Link0 disabled=no distance=1 dst-address=\
0.0.0.0/0 gateway=200.228.93.1 routing-mark=to_EMBRATEL scope=30 \
target-scope=10
add check-gateway=ping comment=Link1 disabled=no distance=1 dst-address=\
0.0.0.0/0 gateway=177.8.17.9 routing-mark=to_WKVE scope=30 target-scope=\
10
add check-gateway=ping comment=Link0 disabled=no distance=1 dst-address=\
0.0.0.0/0 gateway=200.228.93.1 scope=30 target-scope=10
add check-gateway=ping comment=Link1 disabled=no distance=2 dst-address=\
0.0.0.0/0 gateway=177.8.17.9 scope=30 target-scope=10
add check-gateway=ping comment="Serve para testar o ping para 8.8.4.4 sair sem\
pre pelo Link da EMBRATEL, caso o link caia o UP e DOWN funciona automatic\
amente." disabled=no distance=1 dst-address=8.8.4.4/32 gateway=EMBRATEL \
scope=30 target-scope=10
add check-gateway=ping comment="Serve para testar o ping para 8.8.8.8 sair sem\
pre pelo Link da WKVE, caso o link caia o UP e DOWN funciona automaticamen\
te." disabled=no distance=1 dst-address=8.8.8.8/32 gateway=WKVE scope=30 \
target-scope=10
2 Passo:
Agora a regra no Tools - Netwatch
tool netwatch export# feb/23/2012 22:05:51 by RouterOS 4.16
# software id = 93EW-ZVA1
#
/tool netwatch
add comment=Wkve disabled=no down-script=Link1Dow host=8.8.8.8 interval=10s timeout=1s up-script=Link1Up
add comment=Embratel disabled=no down-script=Link0Dow host=8.8.4.4 interval=10s timeout=2s up-script=\
Link0Up
O que fiz, foi apenas para que realmente o ip externo fizesse realmente um testes de ping para aquele determinado ip ( 8.8.8.8) caso não obtivesse resposta executava o DOWN e se recebesse resposta dava um UP, certo!
Antes tinha um erro que lá no campo do Route colocasse o gateway do ip roteado ele não entendia, tive que realmente colocar o nome da Interface( por exemplo: EMBRATEL) dessa forma até mesmo se tirar o cabo ele vai executar ou UP ou DOWN.
Bom pessoal no meu caso está funcionando 100% e estou diariamente acompanhando e posso garantir que funciona.
Meu único problema no momento é do Market do Android não funciona neste balanceamento, ainda não descobri uma forma de tira-lo do Balanceamento no Address-list, caso alguém saiba posta aqui.
sim como posso fazer manual esse sprip linkup linkdaw, tenho 4 link todos funcionando em brigth
scan, como faço esse linkup e linkdaw manualmente pra funcionar direitinho