Postado originalmente por
rjunior543
Sou engenheiro ton.
Mas falando dos problemas especificos das airgrids, o problema delas é no oscilador ("gerador de rf"), e se as suas não pifaram ainda, e forem das primeiras versões, sinto lhe informar que vão pifar cedo ou tarde independente da instalção que fizer pois o componente é reconhecidamente de baixa qualidade.
Como eu já disse antes, as HP eu não tenho nem uma, e tudo que ouço ou leio, me faz crer que o problema foi solucionado (pelo menos parcialmente), mas como diz o ditado, "cachorro mordido de cobra tem medo até de linguiça", e eu não compro mais airgrid até que pelo menos elas tenham mais tempo de uso em campo.
Sobre o aterramento, ele não tem influencia nenhuma no caso especifico da perda de senssibilidade das airgrids, mas realmente a ESD pode ser muito danosa para as pobres portas LAN da UBNT (outro problema conhecido em toda sua linha) e neste caso, um bom aterramento e utilização de cabos blindados reduzem muito a ocorrencia. Aqui eu não faço aterramento pelo simples fato que mais de 90% das casas do Brasil ainda não tem rede aterrada, e aterrar não é simplesmente enfiar uma barrinha de metal na terra, portanto o aterramento correto feito em cada cliente para a instalação é economicamente inviavel (se você faz isso, sinto informar, mas está se enganando), mas o simples uso de cabos blindados que adotei na empresa quando as primeiras LAN começaram a queimar, já reduziu drasticamente o numero de queimas, portanto, para quem pretende começar agora a utilizar Airmax, eu de cara já digo para levar em conta nos custos o valor do cabeamento blindado (que não é barato).
Atenciosamente.
Riberto de Sousa Junior.