Postado originalmente por
SantiagoMG
Olha eu acho que está tendo um pouco de confusão por parte dessa reportagem mal feita, que foi publicada na internet, onde dá a entender que o satélite será utilizado para expansão da rede 3G.
Na realidade já tem um bom tempo que estão estudando esta questão do lançamento de satélite, sendo que na realidade tudo começou com a intenção de atender uma demanda das Forças Armadas em ter uma rede de comunicação confiável, moderna e com abrangência em todo o território brasileiro, sendo este um fator estratégico militar muitíssimo importante, e isso foi antes de começar a falar em Plano Nacional de Banda Larga, entretanto à época a idéia não recebeu um apoio muito adequado do Governo.
Quando surgiu o PNBL várias medidas começaram a ser adotadas com a finalidade de expandir a banda larga para todo o país e não somente nas áreas de grande concentração demográfica, sendo que o maior desafio é a região Norte.
Dentre as medidas adotados pode-se destacar as seguintes: Utilização da rede Eletronet, para atender as 100 primeiras cidades, parcerias com empresas de transmissão de energia que possuem redes de fibra ótica, negociação para construção de uma rede que passa pela América do Sul e América Central chegando até os EUA, construção de novos cabos submarinos de fortaleza e com ligação na Europa e EUA, e também o LANÇAMENTO DO SATÉLITE, sendo que neste momento ele seria utilizado em parte para atender o PNBL e outra parte para atender a necessidade das Forças Armadas.
Desta forma, o meu entendimento é de que o Lançamento do Satélite, assim como o Plano Nacional de Banda Larga tem muito mais chances de nos ajudar do que nos atrapalhar, pois a idéia central do PNBL é acabar com essa questão de alguns lugares do Brasil não existir opção de compra de link no atacado, e isso nós sabemos muito bem que existe, pois eu moro no Sudeste, numa região com muitas cidades e empresas e mesmo assim não encontro link a um bom preço para comprar e revender, agora imagine quem está na região Norte, que muitas vezes não tem nem serviço de telefonia de qualidade.
Enfim, eu não trabalho na Telebrás e não compro link deles (ainda), mas acho que devíamos acreditar - e pesquisar - um pouco mais sobre ela, pois é uma das únicas oportunidades que eu consigo enxergar para que as grandes empresas comecem a vender link por um preço honesto e com isso conseguirmos de uma vez por todas promover a inclusão do Brasil na era da Sociedade da Informação.