Estou a meses atraz de algumas soluçoes, encontrei algumas de contorno alguem ja viu esse problema ou axou uma real solução?
Estou a meses atraz de algumas soluçoes, encontrei algumas de contorno alguem ja viu esse problema ou axou uma real solução?
Última edição por edevaldo; 12-04-2012 às 14:09. Razão: troca da imagem
opa. blz ?
favor postar uma foto maior ... muito pequena , não consigo ver ^^
ou postar uma descrição da rede para podermos entender o problema e sugerir soluções ^^
att.
Carlos henrique trentini
blz amigo, a foto nao consegui crescer mais,axei ruim tb.
bom seguinte vamos ao problema,
router 1 servidor----ptp ubiquit--router 2.
as vezes do nada, para de transmitir ospf routas no caso.se testo da router 2 ping vai todo lado. enlace,router 1 perfeito menos trocas de rota, se entro na ponta cliente do enlace tb ping em tudo com mais ainda pra fora internet digamos.ai dou reboot na ubiquit cliente e tudo volta como se a ubiquit isolace trafego apenas do ospf ate servidor. mais menos isso defeito.
bom .... algumas consideracoes ok ....
1 - nos dois lados, router 1 e router 2 interface de loopback configurada e operacional ?
2 - no ptp ubnt ta usando ap wds e station wds em bridge ?
3 - ubnt tem mesmo uma zica com ospf,mpls, valores mtu e etc .... tenta atualizar pra ultima versao que saiu a 5.5 ....
3.1 - ubnt tem problemas com a configuracao padrao de interface do ospf .... nao acontece em todos ... alguns sim outros nao .... solucao de contorno ?
adicionar a interface do ptp e colocar como nbma, e preciso adicionar o nbma neighbors como na segunda img e especificar o endereco do roteador do labo b
faz a mesma coisa no lado B, sendo que o endereco em nbma neighbors deve ser do router lado A.
img abaixo
testa ai e passa um feedback ....
att.
carlos henrique trentini
edicao : imagem pequena demais
router 1:
[admin@R1] /routing ospf interface> add interface=tther5 network-type=nbma
[admin@R1] /routing ospf nbma-neighbor> add address=ip_router2 instance=default
mesma coisa em router 2 so mudando ip em nbma neigbor
Última edição por wptecnologia; 12-04-2012 às 16:09. Razão: foto muito pequena
Opa, obrigado cara, e essa solução de contorno ja tinha visto mas to na duvida de usar voce usa?
1 - nos dois lados, router 1 e router 2 interface de loopback configurada e operacional ?
sim perfeitamente .
2 - no ptp ubnt ta usando ap wds e station wds em bridge ?
isso desta forma sim.
3 - ubnt tem mesmo uma zica com ospf,mpls, valores mtu e etc .... tenta atualizar pra ultima versao que saiu a 5.5 ....
tudo atualisado e trocado alguma vezes para testes e bem louco isso.
3.1 - ubnt tem problemas com a configuracao padrao de interface do ospf .... nao acontece em todos ... alguns sim outros nao ....
pois e bem assim a loucura e estressante..... tenho 3 locais que ocorre isso e outros nada......
quase mudando pra mikrotik dual.
opa ....
esta solução uso em 1 clientes apenas .... tive problemas que com o ospf ficava caindo toda hora no lado cliente ..... ficava caindo e subindo toda hora o ptp .... ta funcionando por enquanto usando nbma neighbors ....
e possível usar ainda outra forma de network type como point to point .... ja testei e funciona tbem ... o problema e que vc não tem mais acesso ao ptp ... e como se fosse um cabo de rede ligado ponto a ponto ....
OBS : em outro cliente tbem tive um tipo de problema parecido .... mas o problema era uma rb bixada que voltei e meia "perdia comunicação" .... so resolveu trocando a rb, .... neste enlace especifico uso configuração padrão do ospf sem problemas ...
ainda nao testei a versao 5.5 lancada esta semana .... deve trazer algumas melhorias em relacao a multicast com ospf e valores mtu das interfaces .... isto e uma velha reclamação e gera vários pedidos de user no fórum da ubnt .
qualquer coisa só avisar ...
att .
carlos henrique trentini
Olha, aqui eu sempre tive este problema com ubiquiti, a rota caia, ai eu entrava no MK e disabilitava a instancia do OSPF e depois habilitava, voltava ao normal, eu ate habilitei o wathdog, para ficar pigando, ai quando caia em 1 minuto rebootava a rb e voltava ao normal.
Cheguei a abrir varios topicos, mais o incrivel, foi que quando voltei meus MK todos para versao 4.17, nao deu mais problema de ficar perdendo a rota.
Olha, aqui eu sempre tive este problema com ubiquiti, a rota caia, ai eu entrava no MK e desabilitava a instancia do OSPF e depois habilitava, voltava ao normal, eu ate habilitei o wathdog, para ficar pingando, ai quando caia em 1 minuto rebootava a rb e voltava ao normal.
Cheguei a abrir varios topicos, mais o incrivel, foi que quando voltei meus MK todos para versao 4.17, nao deu mais problema de ficar perdendo a rota.
Aqui tenho acompanhado 2 enlaces que tenho partindo de uma RB1100AHx2, que ocorre o mesmo problema.
Porém em um dos enlaces ele é totalmente RouterOS, ou seja: 1100-->411ah<--->411ah-->RB600. E neste o OSPF fica totalmente estável.
Quanto ao que é interligado por Rocket, chega a cair o OSPF umas 3 vezes por dia, as vezes demorando até pra voltar.
Como o problema está idêntico ao que vocês falaram acima, e como ja estou ficando frustado com isso, vou fazer o experimento de alterar o Type da interface.
Lembrando que estou com a 5.5.4 e não melhorou na questão do OSPF pelo que percebi.