Pessoal, queria uma opinião de vocês. To querendo migrar um ponto de acesso meu só para o padrão N, hoje tá em B, e o outro que ainda tem poucos usuário, só para UBNT Airmax N. A situação é a seguinte, nesse ponto que quero migrar do padrão B pra N, tá com 18 clientes no modo B e pretendo ir até uns 25. No ponto que quero transformar em um ponto somente UBNT Airmax, tenho atualmente 10 clientes, dos quais 6 tão com AP Krazer CPE BGN, Realtek 8196C e o resto Nanostations e Airgrids. O que pretendo fazer é trocar essas 6 CPE's por Nanostations M2, no caso Loco M2, tornando todos esses 10 clientes compatíveis com Airmax, visando expansão futura de clientes. Essas 6 CPE's N eu passaria pra 6 clientes da antena que hoje está em modo B e compraria mais 12 AP's compatível com padrão N, no caso to pensando nesse aqui:
Ap Router Wireless Krazer 150 Mbps 1 W A T T + Antena 5 Dbi - R$ 98,50 no MercadoLivre
O custo total dessa mudança sairia pra mim em torno de R$ 2000,00. Foi a forma mais barata que encontrei pra fazer essa migração. Talvez fique mais barato com algum outro AP mais barato...
Enfim, o que quero saber é se vale a pena essa migração, já que viso aumento de banda nessa antena que hj ta operando em modo B e ta quase no limite, há momento que tenho pico de 5megabit/s passando. Ficaria com uns 25 clientes em modo N nessa antena e na outra poderia aumentar até 50 (?) com Airmax ativado? Não achei custo tão elevado em virtude das vantagens. Só queria saber se esse AP aí é o mais indicado para substuição. Meus clientes hoje nesse ponto tão com sinal variando de -71 até -45dbm, na verdade somente um tá com -71dbm, que vou tentar melhorar, o resto tá tudo abaixo disso. Se eu conseguir que salte de 5megabit/s pra 10megabit/s, já será um avanço!
Atualmente um dos pontos tá com Bulllet M2 e o outro com Rocket M2.