Boa tarde.
Verifiquei no fórum, vários temas sobre Redes Roteadas e Bridge, alguns prós e contras.
Sou novato no assunto de roteamento e gostaria de uma posição sobre meu senário "acho que irá ajudar a esclarecer duvidas de outros usuários também".
Possuo um provedor no Norte do Maranhão, com aproximadamente 3500 clientes. e estou com projeto de melhoria.
Hoje minha rede é inteira em BRIDGE com aproximadamente 50 pontos de acessos.
Possuo um servidor central , e clientes com AP roteado, com um sistema gerenciando em modelo de autenticação via navegador, solicita Usuário e senha.
Em contato com outros provedores, todos utilizam rede roteada, e eu estou meio confuso, será que estou ficando para traz ? acho a rede em Bridge tão facil de se trabalhar , com Bridge e Vlan.
Gostaria de opinião dos amigos, sobre rede este senário em Bridge ou montar outro em Roteado com OSPF e Hotspot PPOE.
Quais os benefícios de Roteada , prós e contras, e Bridge também. Devo mudar minha rede ? irei ter melhoria performance algo do gênero , gerenciamento etc..?
Grato da ajuda de todos desde já ! Espero que este tópico auxilie vários outros provedores.
Desculpe-me se estou postando algo que já foi explorado.