Olá pessoal, estou montando um POP novo e resolvi implementar de forma experimental neste POP uma novidade que a Ubiquiti lançou há pouco tempo: a possibilidade de ativar o Airmax na linha Legacy ( não "M" ).
É importante notar algumas considerações importantes antes de se aventurar nisso:
1º => Toda a rede precisa ser Ubiquiti, obviamente.
2º => É obrigatório que o AP seja da linha "M" (tenha suporte nativo ao Airmax), afinal o novo suporte ao Airmax na linha Legacy se restringe apenas ao funcionamento do aparelho como "station".
3º => Também é obrigatório o uso de um firmware beta no AP ( aqui estou usando o XM.v5.5-RC4.12354.120319.1833 ) e nas estações Legacy, o firmware (XS5.ar2313.v4.0.1.4978.111219.2126 ou simplesmente 4.0.1 ).
5º => Algumas opções no AP devem ser levadas em consideração, do contrário não haverá associação entre Legacy <=> AP:
a) Obrigatório o uso de 20MHz de largura no AP.
b) "Channel Shifting" no AP e estações Legacy não pode ser ativado.
c) "Max TX Rate" no AP obrigatóriamente TEM que ficar em "Automatic".
Bom, vou postar algumas fotos do status e configuração de 3 equipamentos importantes da nova rede, a configuração do AP, de uma estação Legacy e também de uma estação "M" ( Airmax nativo ). No meu cenário, estou me referindo respectivamente a: AP Bullet M5 / estação legacy Nano5 / estação Airgrid M5 HP.
Algumas informações relevantes da configuração vou tentar justificar. Se estou correto, não sei, estou testando, e com isso abro espaço aqui para que todos vocês se sintam a vontade para "se meterem" ;-)
AP Bullet M5
Main
Considerações:
1) Airmax ativo com 95% de qualidade e 46% de capacidade, este último, na metade obviamente pois as todo os equipamentos envolvidos possuem polaridade única ( vertical ).
2) O POP tem 5 clientes ( 4 conectados no momento das Screens ), destes 5, 2 são Airgrid M5 HP e 3 são Nanostation5. Interessante notar que os Airgrids M5 HP mantém o Airmax com uma uma taxa de Qualidade/Capacidade de 99%~100%/49%~50% , ou seja, praticamente o "melhor possível", enquanto que os equipamentos Legacy oscilam entre 91%~95%/45%~46% , ou seja, levemente inferior.
3) Todo o POP tem 100% de CCQ na maior parte o tempo, com raras oscilações para 98%~99%.
AP Bullet M5
Wireless
Considerações:
1) Optei em esconder o SSID para dar uma melhorada na segurança e também evitar a que o AP seja bombardeado por solicitações de associações de rádios de fora do ACL.
2) 20Mhz de largura, Channel Shifting Desabilitado e Max TX Rate em Automatic, como tem que ser para compatibilizar com a linha Legacy.
3) Coloquei a frequencia em Auto, porém restringi o intervalo de escolha entre 5735~5840 (o datasheet da OIW 5.8 12Dbi que uso restringe o uso à 5725~5850, e inclusive importante ressaltar que se não usar esta faixa recomendada, há grande perda de sensibilidade de entrada e saída da OMNI) . Infelizmente aqui possuo um concorrente que deixa todas as torres dele em automático, tentei conversar mas ele é meio inflexível, então só me restou essa opção.
4) A potência deixei em 4dBm, gostaria até de descer mais, mas infelizmente ao usar 3dBm, as estações passam a receber o sinal em média a ~-70, enquanto que com 4dBm recebem a ~-50 , não sei se é Bug no firmware ou o que. De fato eu não me importaria até em utilizar as estações a -70, não fosse o fato de que a neste caso, qualidade do Airmax desce para 75%, porém o CCQ se mantém a 100%. Mas se o objetivo é justamente testar o Airmax, tive que poluir mais do que costumo e gostaria.
AP Bullet M5
Advanced
Considerações:
1) ACK configurado para 600m fixos ( Auto Adjust desabilitado ), que é justamente a distância para a estação mais longe, a Airgrid M5 HP online. Aqui posso até espremer mais, posso deixar o ACK em apenas 200m para esta mesma estação, mas precisava ter certeza que um ACK mais apertado não iria influenciar negativamente nos testes.
2) Client Isolation ativo por motivos de segurança, pois impede que estações se comuniquem entre si.
3) Sensitivity Threshold ativa em -70dBm para testar, essa opção não deixa nenhuma estação associar com potência inferior ao valor estipulado (-70dBm)
Estação Nano5 Legacy
Main
Consideração: Notem o Ruído elevado, não só neste rádio, mas na linha Legacy toda, geralmente entre -85~-86. No AP e nas Airgrids M5 HP , ele se mantém -90~-91. A poluição aqui na cidade não é muito diversificada, mas os concorrentes carregam pesado na potência, certamente estão transmitindo com mais de 1 Watt, mas pra não entrar de sola com a tia Ana, vamos no "banho maria" por enquanto, tentando convencê-los a mudar de pensamento pela engenharia social.
Estação Nano5 Legacy
Wireless
Consideração: 5dBm de potência... até porque a estação está a pouco menos que 200m da base.
Estação Nano5 Legacy
Advanced
Considerações:
1) Sem priorização de Airmax para nenhuma estação.
2) Algoritmo Otimista com o objetivo de manter a "saúde" do AP(rede) em detrimento a "saúde" da estação.
3) ACK em 22 sem Auto Adjust, compatível com a distância.
Estação Airgrid M5 HP
Main
Considerações:
1) Firmware v5.3.3 do ajcorrea com patch de proteção contra vírus SkyNet. Optei por não utilizar o novo v5.5.build12536, versão oficial, que protege também do SkyNet, por causa de relatos de problema no tráfego de subida.
Estação Airgrid M5 HP
Wireless
Considerações:
1) Potência de 6 dBm, até porque estamos falando de uma Grade "grande" ( 28dbi ).
2) Aqui na estação, podemos deixar o Max TX Rate fixo, diferente do AP. Deixei fixo no máximo ( polaridade simples ).
Estação Airgrid M5 HP
Advanced
Considerações:
1) ACK 600m, sendo o cliente mais longo, "casando" com o ACK do AP.
2) Aqui deixei o Multicast data como "Allow all"... mas estou em dúvida no real sentido disso aqui.
Bom, vamos aos testes: eu sou meio "fã" do teste mais básico de todos, o ping. Porém costumo utilizar parâmetros mais "exigentes" para medir os ecos. Mais especificamente os parâmetros "-f" para não fragmentar o pacote e "-l 1450" para aumentar o tamanho do pacote para 1450 Bytes ( perto do limiar máximo de 1500 - para rede ). Se for usar o comando completo para algo na internet, recomenda-se usar valores menores que 1472, em alguns casos, menor que 1450; Este valor costuma funcionar bem com todos os sites/rádios/aps. O comando na integra fica:
ping -t -f -l 1450 8.8.4.4 ( DNS da google, mas pode ser direcionado a qualquer ip da internet ou rede )
Voltando ao teste, um dado interessante que eu pude notar é que acontece a seguinte anormalidade:
1º - Se apenas Estações Legacy estão associadas, o ping (conforme acima) resulta em média 5ms~10ms.
2º - Quando uma estação Airmax nativa ( no meu caso, uma Airgrid M5 HP ) se associa no AP, as estações Legacy começam gradativamente a aumentar a latência, com saltos para 100ms~200ms. Já as estações Airmax nativas, mantém-se com latência 5ms~7ms ( em média melhores ).
3º - Sozinhas ou "acompanhadas" e estações Airmax nativas, sempre possuem latências excelentes, como descrito acima, por volta de 5ms~6ms. Na verdade esta latência real é de 1ms~2ms ( os outros 3ms~4ms são adicionados pelo Enlace ).
4º - Se eu kickar as estações Legacy, elas voltam com boa latência, mas gradativamente vão aumentando a latência.
5º - Se eu kickar as estações Airmax nativas, enquanto elas ficam "fora" as Legacy melhoram a latência, as Airmax voltam, as Legacy começam o processo de deterioração.
6º - Mesmo com latência alta, a passagem de banda continua intacta, entrego 1MB para cada estação, e os testes de velocidade das Legacy's, mesmo no período de alta latência, obtém resultados dentro da normalidade: ~1MB.
7º - Ao desativar o Airmax no AP, desativando assim o Airmax no POP, tudo funciona muito bem, inclusive as Legacy's melhoram os pings ficando na casa de 7ms~8ms ( as Airgrids continuam com seus 5ms~6ms )
Vou demonstrar na prática:
Todas Juntas - problema na latência das nanos.
Legacy Kickadas - logo na volta, latência normaliza, mas se deteriora em questão de minutos.
Airgrid's M5 HP kickadas - enquanto elas ficam de fora, as Legacy's normalizam a latência. Assim que elas voltam, deterioração da latência em minutos.
CONCLUSÃO -> Ao se usar Airmax, os equipamentos Legacy's parecem ser "abafados" quando trabalham em conjunto com os da linha "M" ( Airmax nativos)... sozinhos os Legacy's funcionam bem, misturados, nem tanto. Como o firmware do AP é beta e o suporte é novo, espero que esse cenário mude, e que haja uma compatibilidade mesclada com desempenho.
Gostaria da ajuda da vocês com novas idéias que podem surtir efeito positivo nessa rede híbrida, mas antes devo descrever aqui procedimentos que já tentei sem sucesso:
1. ACK automático em tudo.
2. Aumento de Potência "geral".
3. Ativar o airSelect ( que funciona, mas não resolve o problema da latência ).
4. Ativar a priorização do Airmax nos Legacy's.
5. Trocar Rate Algorithm nos Legacy's de Optimist para EWMA / Conservative.
Por hora é isso. Conforme eu for fazendo novos testes, vou postando, mas como disse antes, me ajudem com novas idéias, deem "pitaco" nas configurações de maneira geral e também me corrijam ao perceberem uma linha de raciocínio equivocada.