Bom dia pessoal,
Sou novo tanto no fórum quanto na profissão de provedor, por isso me perdoem a ignorância.
Tenho um provedor desde março deste ano, quando entrei no negócio era um completo leigo no assunto, apesar de possuir algum conhecimento na área de informática. O pouquinho que estou aprendendo é através aqui do fórum e na marra mesmo.
Pois bem, o provedor tinha em março aproximadamente 150 clientes divididos em 3 setores de 120º (1-2-3) e mais 3 setores de 120º (4-5-6) em painéis 2.4, sendo que (1 e 4), (2 e 5), (3 e 6) estavam direcionados para o mesmo setor, uma linha de painéis (1-2-3) logo acima da outra (4-5-6), e apenas um painel setorial 5.8 atuando no mesmo setor dos painéis 2.4 (2 e 5).
Como todos já devem ter sentido na pele a entrada da concorrência das grandes operadoras está acontecendo agora. A NET está oferecendo 10 mb + fone por R$ 29,90 (seis meses) e isso está tendo um impacto significativo na minha carteira de clientes. Sei que para poder sobreviver terei que tentar equilibrar esta disputa, e que só será possível migrando minha rede por completo para 5.8 para poder oferecer mais velocidade. Hoje temos planos que variam até 1 mb (2.4) e 2mb (5.8), tudo distribuído com equilíbrio para manter a estabilidade e a qualidade do envio e recepção do sinal.
Gostaria de migrar todos os meus clientes para 5.8 e oferecer planos de 1mb, 2mb, 5mb e se possível até 10mb. Para isso tenho links velox 15mb (atualmente 4) e posso aumentar quando preciso for. Gostaria da ajuda dos amigos para poder determinar que tipos de equipamentos devo utilizar e como posso fazer essa migração.
Minha dúvida principal é: Existe alguma chance de operar essa quantidade de clientes com essas velocidades que desejo oferecer operando em antenas omnidirecionais? Se sim, qual seria e quantas seriam necessárias?
Obrigado e boa sorte a todos!
Aguardo sugestões.