Boa tarde à todos!
Já tem alguns dias que eu estou me batendo para configurar o BGP e a tão sonhada conexão com o PTT. Alguém tem algum manual especifico para isso?
Boa tarde à todos!
Já tem alguns dias que eu estou me batendo para configurar o BGP e a tão sonhada conexão com o PTT. Alguém tem algum manual especifico para isso?
Valeu a tentativa mas nao resolveu meu problema.
Na verdade eu preciso de um manual que me oriente nas configurações. É normal subir uma única rota no bgp ptt?
Em qual Ptt vc esta se conectando ?
Nao existe manual, as conf geralmente são as mesmas que usamos para fechar com as operadoras, mudando neighbor e routerid
Se você esta falando em PTT-SP chega cerca de mais de 10 mil rotas.
Você esta tentando com cisco, mk ou o que ?
Estou no PTT-SP e estou usando MK mas só sobe uma rota.
Nao me lembro direito.
Mais se você esta em faze de quarentena, nao vai subir todas.
Verifique com eles la, e veja se nao estou enganado.
Se vc puder postar as conf dos peers e dos filtros ficaria mais facil para ajudarmos.
Tbm uso mk aqui, e subiu de boa.
só sobe uma rota
segue filtros
0 chain=unotel-out prefix=177.xxx.xxx.0/20 invert-match=no action=accept
set-bgp-prepend-path=""
1 chain=unotel-out invert-match=no action=discard set-bgp-prepend-path=""
2 chain=unotel-in invert-match=no action=discard set-bgp-prepend-path=""
3 chain=ptt-out prefix=177.xxx.xxx.0/20 invert-match=no action=accept
set-bgp-prepend-path=""
4 chain=ptt-out invert-match=no action=discard set-bgp-prepend-path=""
5 chain=ptt-in invert-match=no action=discard set-bgp-prepend-path=""
# INSTANCE REMOTE-ADDRESS REMOTE-AS
0 E BGP-GRAJAUNET 189.xx.xx.1 28347
1 E BGP-GRAJAUNET 189.xx.xx.2 28347
2 X BGP-GRAJAUNET 187.xx.xxx.253 26162
3 X BGP-GRAJAUNET 187.xx.xxx.254 26162
A instancia em /routing bgp instance, so precisa de uma, ou seja pelo jeito vc criou uma instacia para cada sessão.
Em routing bgp peers vc deixa sua sessao com a operadora como esta e adiciona outra, mais ou menos assim.
add address-families=ip as-override=no comment=RS1_PTT_SP default-originate=never disabled=no hold-time=3m in-filter=IN_PTT instance=default interface=VLAN_PTT \
multihop=yes name=RS1_PTT_SP nexthop-choice=default out-filter=OUT-PTT passive=no remote-address=187.16.xxx.xxx remote-as=xxxxx remove-private-as=no route-reflect=no tcp-md5-key="" ttl=default update-source=187.16.xxx.xxx use-bfd=no
So nao copia e cola por causa da quebra de link ok.
Entao é so adptar para seus filtros ai que devera funcionar.
O pessoal aconselha anunciar prefixos mais especificos no PTT, para ter preferencia por la, e você esta anunciando os prefixos do mesmo tamanho tanto no ptt quanto na operadora pelo que pude ver nos seus filtros.
Qualquer coisa avisa ai.
como configuro as rotas de saida.
# DST-ADDRESS PREF-SRC GATEWAY DISTANCE 0 A S 0.0.0.0/0 189.xxx.xxx.xxx 1
No caso do ptt, nao me mandaram um gateway, como direciono?
O problema era o seguinte, eu estava em quarentena por isso não subia as rotas. Mas agora deu tudo certo. Valeu.
Gostaria de poder acrescentar algo a esse Tópico, visto que existe pouco material sobre o assunto.
O PTT é estabelecido normalmente como se fosse mais uma operadora...Portanto você deverá fechar uma instancia BGP com o PTT provavelmente terá um /30 para fechar o enlace com o BGP e os detalhes de uma sessão BGP Peering.
O segredo da coisa é convencer os roteadores da internet a de que devem alcançar você pelo PTT e não pela operadora e isso se faz nos filtros...
Portanto você deverá pegar sua rede e dividir em blocos menores
Exemplo: 100.0.0.0/8 em dois /9 e anunciar isso no BGP do PTT.
Cuidado pois você pode acabar tendo download por um e Upload por outro.
No site da Anid tem um curso avançado de BGP, que estou fazendo enquanto respondo a esse tópico. Excelente curso o Rinaldo é fera
Conheço Vargem Grande, lá tem provedor de mais, de cabeça assim tem uns 8 quem voce atende lá?
ConnectaNet, do Laudimar e Rafael conhece ?
me add [email protected]