+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Torre fora da cidade.

    Oi pessoal, estou dando entrada na papelada para liberação de minha licença e também já defini o lugar que vai ser minha pequena torre para iniciar as atividade.

    Essa torre vai ficar fora da cidade cerca de 1km dos clientes, a cidade é bem pequena e nesse ponto consigo cobrir toda a cidade com uma setorial de 90 graus.

    Tenho duas perguntar que vocês poderão me ajudar:

    1 - Qual setorial vocês me recomendam e qual transmissor seria legal para iniciar as atividades e suportar até uns 30 clientes ?
    2 - Como a torre é na área rural fica um pouco difícil eu levar eletricidade até ela, quais os meios que vocês utilizam para manter estes pontos, baterias, geradores ?

    Conto com a ajuda de vocês para que possam me passar experiências e eu ter um rumo para onde seguir.

    Um Abraço.

  2. #2

    Padrão Re: Torre fora da cidade.

    Amigo, como onde vc vai montar nao tem energia elétrica, aconselho a usar painel solar com bateria estacionária, para transmissão pode usar Painel de 90 da Ubiquiti com Rocket, e nos clientes pode colocar AirGrid.

    Abraço

  3. #3

    Padrão Re: Torre fora da cidade.

    Meu conselho é deixar o POP o mais próximo do cliente possível, uma torre longe assim, já com problema de energia, sem dizer que vai precisar colocar setorial de ganho maior, antenas de ganho maior no cliente, e pior vai acabar colocando nano loco longe e fazendo coisa errada.

    O que me refiro a POP próximo do cliente, e tentar colocar torre ou antenas em prédio, sobrados ou qualquer ponto alto... E melhor dividir em várias células pequenas é melhor do que ter apenas um POP para atender a todos.

  4. #4

    Padrão Re: Torre fora da cidade.

    Citação Postado originalmente por farias Ver Post
    Meu conselho é deixar o POP o mais próximo do cliente possível, uma torre longe assim, já com problema de energia, sem dizer que vai precisar colocar setorial de ganho maior, antenas de ganho maior no cliente, e pior vai acabar colocando nano loco longe e fazendo coisa errada.

    O que me refiro a POP próximo do cliente, e tentar colocar torre ou antenas em prédio, sobrados ou qualquer ponto alto... E melhor dividir em várias células pequenas é melhor do que ter apenas um POP para atender a todos.
    Concrodo na parte sobre nano loco. Se for em 5.8 a 1 km não terá problema algum, ja em 2.4 acredito que a probablidade de interferencia seja maior. Como o colega colocou basestation 90 20 dbi 5.8 e airgrid m5 hp de 23 dbi é gol na certa.

  5. #5

    Padrão Re: Torre fora da cidade.

    Oi pessoal obrigado pelas valiosas respostas acima.

    Gostaria de dizer que os clientes da cidade já possuem os equipamentos em 2.8 pois existia um provedor aqui que abandonou todo mundo e deixou todo mundo na mão.

    Com isso não poderia usar o equipamento da UBNT que vocês me recomendaram.

    Os clientes aqui usam aquelas antenas de grade e placas pci normais para conexão, vocês acreditam que qual equipamento 2.4 seria o melhor a se colocar na torre para transmitir para estas antenas de grade ?

  6. #6

    Padrão Re: Torre fora da cidade.

    Eu faria assim, mas isso eu, pode haver colegas que optariam diferente. Primeiro compraria 2 setorias da hyperlink(Lcon) ou da OIW 90 graus 14 dbi polarização horizontal e migraria todos os clientes para tal polarização, uma rb 433 ah com cartões r52h e faria pppoe ou hotspot na propria rb e com outro cartão na mesma rb ou algum produto da ubnt para levar o link até esse pop. Mas isso seria eu, tem colegas que podem ter outras config.

  7. #7

    Padrão Re: Torre fora da cidade.

    Oi Edsabola a bateria estacionaria que você se refere seria bateria comum de veículos ?

    Caso não, me indique um site onde eu possa dar uma olhada nos preços ?

  8. #8

    Padrão Re: Torre fora da cidade.

    Citação Postado originalmente por Pedro H Almeida Ver Post
    Oi Edsabola a bateria estacionaria que você se refere seria bateria comum de veículos ?

    Caso não, me indique um site onde eu possa dar uma olhada nos preços ?
    Bateria estacionária é melhor que veícular quando se usa consumo pequeno.
    Bateria veicular tem capacidade de descarga rápida bem grande, pra partida dos motores (Até 300A de consumo por 0,5s), mas em compensação duram pouco no uso em torres.

    Recomendo que veja essas baterias estacionarias:
    http://www.bateriaautomotiva.com.br/...5|840&cdg=4651

    Se usar digamos uma RB433 com 2 cartões R52H, tanto faz 2,4 ou 5,8GHz, 2 paineis fotovoltaicos de 50W, alimentando 2 baterias de 40Ah, deve manter isso por 1 semana com céu nublado (Onde há carga, pouca mas há). Só teria que ver a iluminação da torre, se usar lampada de led de digamos 4W tem que acrescentar isso na conta. Se for menor que 30m não é obrigatória a sinalização. Eu jamais usaria nobreak/inversor pra passar de 12V pra 127V e alimentar lampada fluorescente, pra esse uso precisaria 2 paineis de 65W e 2 baterias de 65Ah, desperdício sem motivos.

    Quanto a setorial, aqui no interior com 17dB 90º L-com dá pra atender 5Km com visada tranquilo, mas no maximo 15 usuarios simultaneos por cartão, o gargalo não é a antena mas sim o cartão ou a RB escolhida.

    Se quiser consumo menor de energia e não precisar muito gerenciamento (Rede em bridge) pense em material da Ubiquiti, um par de NS2 ou NS5 dá mais de 100º de angulo, se fizer o ptp com Nanostation linha M nem precisa switch no alto, porque eles tem 2 portas lan. Se bem que 3 Nanostation dão o consumo de 1 RB433 com 2 cartões, dá na mesma, se usar mimo pra alguns clientes (Cidade pequena nunca precisa mais que uns kbps) é interessante usar Ubiquiti na torre e nos clientes (Mas fica caro, denovo interior geralmente precisa qualquer merreca de conexão desde que seja barata e abra o facebook).

  9. #9

    Padrão Re: Torre fora da cidade.

    Citação Postado originalmente por Zarttron Ver Post
    Concrodo na parte sobre nano loco. Se for em 5.8 a 1 km não terá problema algum, ja em 2.4 acredito que a probablidade de interferencia seja maior. Como o colega colocou basestation 90 20 dbi 5.8 e airgrid m5 hp de 23 dbi é gol na certa.
    A 10 anos atras fizemos muito pior, instalava uma omni no ponto mais alto e atendia clientes de até 20 km, acredite se quiser... rsrsrs.
    Passa o tempo, hoje trabalhar em 2.4 ficou terrível, não pense que ele terá problema em atender clientes a 1 ou até 2 km de distância... acontece que se comente os mesmo erros que já vinhamos cometendo no início por falta de buscar um pouco, existe sim uma diferença entre usar 2.4 e 5.8 mas a grosso modo, ambos tem suas limitações e devem ser pensados para longo prazo.

    Logo teremos uma grande quantidade de rádios 5.8 e vamos ter problemas...

  10. #10

    Padrão Re: Torre fora da cidade.

    Citação Postado originalmente por farias Ver Post
    A 10 anos atras fizemos muito pior, instalava uma omni no ponto mais alto e atendia clientes de até 20 km, acredite se quiser... rsrsrs.
    Passa o tempo, hoje trabalhar em 2.4 ficou terrível, não pense que ele terá problema em atender clientes a 1 ou até 2 km de distância... acontece que se comente os mesmo erros que já vinhamos cometendo no início por falta de buscar um pouco, existe sim uma diferença entre usar 2.4 e 5.8 mas a grosso modo, ambos tem suas limitações e devem ser pensados para longo prazo.

    Logo teremos uma grande quantidade de rádios 5.8 e vamos ter problemas...
    Penso da mesma maneira, Farias.
    Pode demorar um pouco mais pois tem mais canais disponíveis, mas vai saturar também.
    Acho que o mais importante é ver como evitar a maior parte das interferencias.

  11. #11

    Padrão Re: Torre fora da cidade.

    Ja que vcs comentaram sobre as frequencias, acreditem ja existem lugares onde o 2.4 triunfa ao meio dos 5.8.

  12. #12

    Padrão Re: Torre fora da cidade.

    Na boa Marcionetfast, alguns moderadores aqui são engraçadinhos mesmo quando rola um pela saco de algum user de duas caras ai a coisa fica pior. Bem vindo ao time. E como falei são alguns moderadores e não todos.

  13. #13
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão Re: Torre fora da cidade.

    Pedro H Almeida,

    1) Continue a pedir ajuda e esclarecimentos aqui no fórum, o pessoal vai te ajudar gratuitamente e com a maior satisfação.

    2) Caso você queira uma CONSULTORIA, procure nos CLASSIFICADOS, que é o local correto para os PROFISSIONAIS colocarem seus anúncios.

    Obs: EU NÃO presto serviços/consultoria.

    Um grande abraço.


    Citação Postado originalmente por Pedro H Almeida Ver Post
    Oi pessoal, estou dando entrada na papelada para liberação de minha licença e também já defini o lugar que vai ser minha pequena torre para iniciar as atividade.

    Essa torre vai ficar fora da cidade cerca de 1km dos clientes, a cidade é bem pequena e nesse ponto consigo cobrir toda a cidade com uma setorial de 90 graus.

    Tenho duas perguntar que vocês poderão me ajudar:

    1 - Qual setorial vocês me recomendam e qual transmissor seria legal para iniciar as atividades e suportar até uns 30 clientes ?
    2 - Como a torre é na área rural fica um pouco difícil eu levar eletricidade até ela, quais os meios que vocês utilizam para manter estes pontos, baterias, geradores ?

    Conto com a ajuda de vocês para que possam me passar experiências e eu ter um rumo para onde seguir.

    Um Abraço.

  14. #14
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão Re: Torre fora da cidade.

    Márcionetfast,

    Por que isso te incomodou??


    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Pedro H Almeida,


    1) Continue a pedir ajuda e esclarecimentos aqui no fórum, o pessoal vai te ajudar gratuitamente e com a maior satisfação.


    2) Caso você queira uma CONSULTORIA, procure nos CLASSIFICADOS, que é o local correto para os PROFISSIONAIS colocarem seus anúncios.


    Obs: EU NÃO presto serviços/consultoria.


    Um grande abraço.

    Magal
    Citação Postado originalmente por Marcionetfast Ver Post
    Pq não aproveitou e deu uma ajuda aqui ao usuário já que não presta serviços de consultoria ? Vir aqui e postar somente isto não creio que seja de grande valia ....

  15. #15
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão Re: Torre fora da cidade.

    Ótimo, Márcio!! Então VAMOS ajudar....
    Como você mesmo falou, "é para isto que estamos no fórum."




    Citação Postado originalmente por Marcionetfast Ver Post
    Não me incomodou em nada , apenas usei seu post para que também assim como orientou a todos sobre os classificados pedi que fizesse uma contribuição com sua experiência ajudando o usuário , já que é para isto que estamos no fórum ..

  16. #16

    Padrão Re: Torre fora da cidade.

    Vou iniciar com Nanostation M2 e aos poucos vou aumentando.
    Vou verificar os painéis solares e as baterias.


    Alguém tem algum esquema de ligação das baterias nos painéis ?
    Precisa de algum equipamento extra ?

  17. #17

    Padrão Re: Torre fora da cidade.

    2 paineis em serie, ligados a um controlador de carga como esse:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...r-120w240w-_JM
    As 2 baterias também em serie ligadas nesse mesmo controlador.
    Do controlador você pega a alimentação pro equipamento.

    Esse tipo de controlador com proteção pra descarga profunda tem 6 vias, 2 pro painel (Colocando 2 paineis 12V em serie ele "vira" 1 painel 24V), 2 pra alimentar o equipamento, e 2 pra bateria (Ligando 2 baterias 12V em serie ela "vira" 1 bateria 24V).
    Esse tipo de controlador impede que a tensão na bateria ultrapasse os 2,4V por celula pra não danificar ela na carga, e impede que baixe de 1,75V por celula para que a descarga profunde não a danifique (Bateria 12V tem 6 celulas).