Caros colegas, primeiramente é uma honra estar fazendo parte desta comunidade onde existem muitos feras! Salve a todos!
Seguinte, eu trabalho com rede cabeada no Rio de Janeiro ha mais ou menos uns 6 anos usando servidor Slackware com MyAuth3 para administrar a rede. Nunca trabalhei com Wireless e o meu conhecimento no assunto é mínimo. Porém, precisei fechar um enlace de 2,7 Km aqui onde estou morando agora (São Pedro da Aldeia), tendo em vista que preciso fazer uso da internet para monitorar a minha rede cabeada (no Rio de Janeiro) e aqui na minha residência atual (São Pedro da Aldeia) não tem Velox. Apenas alguns provedores (redes) que cobram o olho da cara por um serviço e velocidade razoável.
Pois bem, falando com alguns conhecidos e amigos, fui indicado a comprar dois rádios, na ocasião, dois Elsys CPE 5N ou duas NanoStation para fechar esse enlace. Acabei por comprar dois NanoBridge M5 de 25dbi.
Assinei um Velox de 10 MB do outro lado da cidade, fiz toda a instalação entre Estação e AP e com o enlace já funcionando, mandei o sinal para a minha casa por meio deste enlace. O Ping inicialmente estava em média 2 ms e a medição do Velox pelo Speedtest, deu 9.83 MB, mas depois que começou a trafegar dados da internet neste enlace, o ping passou a variar entre 2ms e 200ms, ficando boa parte do tempo abaixo dos 10ms. Porém, o que acontece é que não estou tendo um bom resultado nesse enlace. Não sei se precisa ser feito alguma modificação nas configurações dos equipamentos, ou se estaria tendo algum problema de obstrução na visada ou até mesmo perda de sinal por parte dos próprios equipamentos (o que eu acho que seja menos provável pelo fato da distância não ser tão grande).
A verdade é que não consegui um sinal melhor do que -64 dBm e acredito que por isso, o meu Velox não esteja 100%.
Agora se é possível conseguir um sinal ainda melhor que esse, aí somente os feras daqui mesmo, pra me dar uma luz.
Na simulação de cálculo do site da Ubiquiti AirLink, o resultado foi bem diferente. Mostrou -48 dBm.
Bom, para facilitar a análise dos colegas que porventura possam vir a me ajudar nesse problema, estarei anexando todas as imagens que julgo indispensáveis para essa avaliação.
Desde já agradeço a todos os colegas e caso necessitem de mais alguma imagem ou queiram esclarecer alguma outra dúvida, me deixo a disposição para tal.
Ps.: A princípio, o elnace ficaria sem obstrução alguma, a visada seria 100%. Acontece que por segurança e comodidade, resolvi instalar o AP na minha própria casa e sendo assim, a visada já não ficou mais 100%, pois logo a frente, cerca de uns 40 metros, existem algumas árvores que podem estar influenciando um pouco nessa visada. (Também estarei anexando imagens dessas árvores).
Att,
Felipe