Postado originalmente por
gzanatta00
Demorei um pouco para fazer isso, e como algumas pessoas aqui do under me ajudaram estou postando para a comunidade inteira, acho bem util para quem usa Bateria + Carregador
--------
Só Funcionam em RBs que possuem medidor de voltagem, geralmente são:
RB433AH, RB800, RB450G, RB333, mas se quiser ver se sua rb tem suporte ou não a voltagem, vá em System Healt, se aparecer a voltagem ai, é sinal que a sua rb tem suporte SIM.
Todos os Mikrotiks deve ter o SNMP Ativado.
para ativar abra o terminal e cole isso:
/snmp set enabled=yes
------
No The Dude (programa instalado no windows que pode ser baixado pelo site da mikrotik), já com todas as devices adicionadas, e talz é necessário fazer algumas implementações.
No menu as esquerdas tem o ícone "Functions", dar dois cliques em cima para abri-lo, após Abrir clique no botão + e preencha os campos dessa forma:
nome: mipsbe_voltage
Codigo: oid("iso.org.dod.internet.private.enterprises.mikrotik.mikrotikExperimentalModule.mtXRouterOs.mtxrHealth.8.0") /10
Adicione mais uma Função com as Seguintes caracteristicas:
nome: mipsbe_voltage_size
Codigo: round(mipsbe_voltage())
E por final, é necessario alterar a função cpu_men_disk, caso contrario não irá aparecer a voltagem na devices, dentro dos Mapas.
Localize então a função cpu_mem_disk, de dois cliques em cima, apague o que tem no código e coloque isso:
concatenate(
if(cpu_usage_available(), concatenate("cpu: ", cpu_usage(), "% "), ""),
if(mem_usage() > 0, concatenate("mem: ", round(mem_usage()), "% "), ""),
if(virtual_mem_usage() > 0, concatenate("virt: ", round(virtual_mem_usage()), "% "), ""),
if(mipsbe_voltage() > 0, concatenate("volt: ", (mipsbe_voltage()), "V "), ""),
if(hdd_usage() > 0, concatenate("disk: ", round(hdd_usage()), "% "), "")
)
Por Ultimo, quase no final do menu a Esquerda do Dude tem um ícone com o nome de "Probes", de dois cliques em cima para abri-lo,
Após Clique no + para Adiciona e preencha os campos com as informações a seguir
type: Function
agente: Default
Desponivel ou avalaiable: mipsbe_voltage_size() > 0
Erro ou error: if(mipsbe_voltage_size() <= 11, if(mipsbe_voltage_size() >0, "down", ""), "")
Valor ou value: mipsbe_voltage_size() > 0
Unidade ou Unit: V
Taxa ou Rate: nenhum ou none
Clieque no Botão Salvar
Pronto!
------------------------
Para o Dude notificar quando a voltagem baixa pode-se fazer o seguinte:
No menu a Esquerda dentro do Networks Maps, de dois clique no seu Mapa Atual,
Abra a Device que deseja monitorar (com 2 cliques),
Vai até a Aba "Services"
Clique no +, e adicione o "voltagem"
Clique no botão OK
-----
Obs1: veja acima que coloquei "<= 11" irá avisar quando estiver menor ou igual a 11, adapte confome preferir, as rbs funcionam se rastejando em 9v, menor de 9 elas começam a rebootar
Obs2: Se ainda alguém não conseguiu me fale que eu vou fazer um mini-video
Obs3: Download do The Dude em:
http://www.mikrotik.com/thedude.php