Amigos, proponho este tópico, como um bate papo para divulgação de ideias, se puderem expressar suas opiniões eu agradeço ..
OBS: moderador, não achei a areá mais especifica para publicar este tópico, fique a vontade para modifica-lo de lugar ...
A minha empresa, formada por 2 sócios estou travando uma batalha ( no sentido literário ) com outro sócio para bloquear clientes inadimplentes e retirada de equipamentos.
Cresci no ramo de comercio varejista e prestação de serviços meio que sou acostumado a lidar com dinheiro pingado, e desconfiar de toda e qualquer pessoa, pelo fato de ter levado vários calotes .... o povo suja o nome por divida de 20 reais, isto e fato !!
O outro sócio que cuida do trabalho burocrático e caixa da empresa, veio do ramo da agricultura ..... tem uma boa lábia mas ate agora não se ligou que o caixa e talvez o setor mais importante da empresa, essencial para investimentos e capital de giro no ramo de Telecom .... já que não somos uma tele, e não temos BNDES :P.
Acontece, que temos uma boa cartela de clientes, quase 100 % dos equipamentos em comodato, ticket médio próximo dos 95 reais ( tendencia de aumentar nos próximos meses ), custo baixo, etc .... Mas, a mensalidade dos clientes atrasa demais ou possui muita inadimplência, o que afeta programação de compras e investimentos .... Você não pode contar com aquele dinheiro entrando garantido em determinado dia ....
Gostaria de ideias, como os senhores administram esta parte .... ???
Minha vontade e apos 15 - 30 dias começar a emitir avisos para os inadimplentes .... com 60 dias cortar o acesso e com 90 dias retirar os equipamentos .... Meu sócio acha que com isso vamos perder muitos clientes, e estes que saírem irão fazer uma propaganda ruim da empresa .... Minha opinião e o contrario .... Cliente nunca vai faltar, se você prestar um serviço melhor que a concorrência local ou de uma tele, serviço sempre vai ter .... outro ponto e a retirada do equipamento em comodato ... eu analiso pelo seguinte : se o cliente não esta pagando, nada mais coerente do que pegar de volta e usar em outra instalação .... não acham ?
Acredito, que o caixa e uma parte delicada em toda empresa, ainda mais em provedores locais, onde o relacionamento com o cliente e mais próximo .... fica ate meio complicado pelo contato, você cobrar uma pessoa ... não estou certo ?
Se puderem divulgar, ou expor o relacionamento com o cliente nas suas empresas, agradeço e muito ... acredito que sera de interesse de todo o fórum ...
Att. Carlos Henrique.