Bom dia a todos.
A muito tempo venho vendo no forum, pessoal buscando formas e formas de isolar os clientes de sua rede....
Ao meu ver, isto tem prós e contras, "muita gente diz por segurança etc"..., eu sou adepto de todos da sua rede se enxergarem "com segurança e controle", mas não se vem ao caso a disclusão.
Quero abordar uma ideia "conceito" que no meu ponto de vista é muito util e visa otimizar o uso da sua infra ao teu favor.
Segue este esboço para exemplo.
Como o conceito superficial/premissa de Ptt, é manter o trafego "regional" somente na região, e não ir para internet, rodar internamente, então vamos partir por este principio, mas dentro de nossa rede....
Vamos utilizar o "torrent" como exemplo, uma aplicação que todo mundo usa hoje.
Suposição:
AP-CLIENTE E AP-CLIENTE 2 , estão baixando um documentário, os 2 ao mesmo tempo, sendo que AP-CLIENTE ja baixou 80% do arquivo, mas sua rede tem por regra isolar os clientes 100%.
Neste conceito, os 2 estão indo buscar o conteúdo na internet, fora da tua rede, assim , consumindo seu link para a mesma coisa 2 vezes.
Qual a vantagem disto ? gastando banda atoa ?
Pessoal, entendam que em isto pode ocorrer tanto em redes "roteada" quanto "bridge" , mas só vi bloqueios em bridge até hoje.
Ai o pessoal das redes em bridge dizem que é por segurança este isolamento, ou mesmo por que se não estoura o link pois rede interna o cara utiliza toda velocidade até chegar ao hotspot.
Até concordo com a segunda explicação sobre estourar banda, pois em uma rede pequena, vocÊ consegue definir as velocidades nos AP's dos clientes, agora imaginem uma rede com 3000 usuários... o transtorno.
Voltando ao nosso "minimo Ptt".
A sugestão, seria criar um hotspot por célula, pois ai você consegue limitar a velocidade do teu cliente para a contratada, e retirar todos bloqueios , ai sim o "AP-CLIENTE" iria servir o arquivo para o "AP-CLIENTE 2" , dentro da velocidade contratada. e evitando gasto de link externo "internet".
Pessoal que usa rede roteada, com pppoe , dmz e outros, já fazem uso desta "situação".
Bom, é uma ideia só para você otimizar sua rede ao seu favor !
Ha, com a demanda multimidia, "assistir jogos online" que os eventos deste ano e 2014 irão trazer, e muita gente vai ver o jogo do "trabalho" rs. dos pc's de empresas ou mesmo da casa segue outra dica....
Existem varias benfeitorias que você pode agregar ao seus "hotspots" ou roteadores nas torres, como Multicast, que salvará a sua rede no quesito de demanda "multimidia" em tempo real Obs: 100% de redução de link em stream's aovivo, exemplo "jogos na globo.com e radios online" etc...
Existem "N" vantagens a ser agregadas neste modelo que irão fazer "SUA REDE" trabalhar para você.
Imaginem comigo, se neste "ptt" regional que criamos, tivessem mais 100 usuários baixando a mesma coisa que o "AP -CLIENTE", quanto seria tua economia ?
Bom tentei explicar da forma mais resumida possível, sem entrar no mérito de roteamento protocolo ou formas de fazer...
Se alguem quiser discutir mais afundo, duvidas, ou até mesmo auxilio mais tecnicos, manda uma PM , ou email ... segue ai o contato: [email protected] .
Obs: não façam isto com clientes com "plaquinha" pci ... heheheh, somente com roteadores se não da problema hehehe.
Espero ter ajudado em algo, há, fica a dica, sempre evoluam a tecnologia da sua rede, para não ficar parado no tempo e obsoleto ! sempre tenha uma rede "convergente", TRABALHANDO AO SEU FAVOR, NAO CONTRA !
Até mais ! quem poder somar a isto, posta ae !