Postado originalmente por
Poemander
O amigo Reinan falou com muita propriedade quando se refere a "saber explorar as falhas das grandes Telecom"... precisamos de um diferencial em nosso trabalho e isso está além de um bom serviço prestado, que a meu ver é obrigação de quem se compromete a fazê-lo...
Sempre deixo claro para o cliente que não estou competindo com as grandes teles, mesmo pq a propaganda delas é bem agressiva, e sim, dando um opção de qualidade a ele...
O fato de ser técnico traz maior credibilidade ao meu trabalho, pq eu não instalo simplesmente a internet para o cliente e dou as costas... eu pergunto ao cliente se posso verificar as condições seu computador e fazer uma espécie de revisão...
O cliente pergunta: quanto isso vai custar? Eu explico que se trata de uma verificação para eliminar qualquer inconsistência, para evitar confundir a lentidão do pc com uma suposta lentidão na internet... e deixo claro que faz parte da instalação como cortesia.
É incrível como uma "limpezinha" no pc do cara, como disse o amigo Reinan, faz uma grande diferença e conquista o cliente... já ouvi de vários clientes a frase: "Quero ver se a Oi ou a NET ia ter esse cuidado todo que você tem..."
Pequenos gestos que fazem uma grande diferença... mas sempre deixo claro para o cliente o serviço de internet e separado do serviço de manutenção em computador e nunca tive problema quanto a isso... e outro ponto que tb acaba sendo um diferencial é permitir ao assinante do provedor pagar o serviço de formatação parcelado junto com a mensalidades...
Falo com orgulho de clientes que já receberam ligações da Oi informando que o serviço de banda larga já está disponível em sua linha mas que recusaram dizendo q já possuem e estão satisfeitos com o serviço...
O cliente já está cansado de ser destratado pelas operadoras, de contratar serviços que, ou não funcionam ou funcionam pessimamente mal... e quando tentam reclamar são deixados por tediosos minutos na linha sendo passados de setor pra setor até serem atendidos poo alguém que no final da conversa diz: "O sr(a) precisa chamar um técnico pq o problema está em seu computador..."
O atendimento ao cliente é fundamental... uma rede bem feita, muito raramente dá algum problema... quando um cliente diz que está "sem internet" em quase 100% é um problema localizado, na própria casa do cliente que vai desde a placa de rede que foi desativada até linha de pipa que cortou o cabo de rede...
E desde que não seja nada sério de exija uma formatação ou envolva troca de algum componente defeiutoso no pc do cliente, vale a pena fazer uma visita e resolver o problema sem cobrar nada... aparetemente pode parecer que se está perdendo, mas na verdade se está ganhando... a recolocação de um conector num cabo pode ser considerado um direito que o cliente conquistou, até pq seria ridículo, a meu ver, que um sistema nunca vá precisar de um reparo.
Eu já falei antes e volto a repetir... não se pode descartar o fator humano... o cliente tem sentimentos e se magoa com facilidade, portanto, estar próximo dele é muito importante... ele percebe o seu empenho e dedicação no que faz e sente orgulho em "fazer sua propaganda" dizendo que o técnico que faz manutenção em seu pc é extremamente cuidadoso, competente e atencioso. A frase é antiga, surrada, mas é muito certa: A melhor propaganda... é o boca a boca.
Abraço e prosperidade a todos.