Postado originalmente por
SantiagoMG
Eu fiz uma análise das especificações do equipamento e conclui que na prática deve-se chegar a algo parecido com isso que vc espera: 500 Mbps em 10 Km, considerando que faça seguinte configuração:
Antenas de 23dbi (esta é fixa)
MIMO 4x4 (pode usar até 8x8, mas aí tende a dificultar a estabilidade)
Modulação 16 QAM (que tem boa estabilidade para ambiente outdoor e boa taxa de dados)
2 canais de 50 Mhz em TDD.
Essa é a minha previsão, de acordo com o que tenho pesquisado sobre transmissão wireless e a tecnologia OFDM. Quando o equipamento começar a chegar no mercado e ser usado vamos ver se estou bom de cálculo... rsrs
Tem uma grande chance de estar certo essa previsão e isso pode deixar muita gente feliz (num primeiro momento), pois 500 Mbps em 10 KM pelo preço desse equipamento é uma coisa muito boa (a princípio).
Porque a princípio??
Pelo simples fato de que o espectro de radiofrequencia é um recurso escasso... E se depender de fabricantes como Ubiquiti, vai ficar ainda mais escasso.. rsrs
Imaginem só.. Esse equipamento pode usar 100 Mhz do espectro. É coisa absurda!!!! Lembram quanto as teles pagaram pelo espectro de 2,5 Ghz? Não??? Então vamos pegar uma cola do portal Teleco (
http://www.teleco.com.br/4g_brasil_lic.asp:)
Os 2 primeiros lotes de âmbito nacional, ambos com banda de 20+20 MHz, foram arematados por Claro e Vivo. A Vivo ficou com o lote chamado "X" por R$ 1,05 bilhões e a Claro com o lote "W", com oferta de R$ 844,5 milhões, e com outros 19 lotes regionais desembolsando no total R$ 988,8 milhões.
Oi e TIM venceram os dois últimos lotes (10+10 MHz cada) que dão direito a explorar em âmbito nacional a telefonia móvel de quarta geração (4G).
A TIM venceu o lote chamado “V1”, com lance de R$ 340,0 milhões, e adquiriu mais 6 lotes regionais por R$ 42,2 milhões.
Já a Oi, com oferta de R$ 330,8 milhões, ficou com o lote chamado “V2”. E ainda arrematou mais 11 lotes regionais por R$ 68,8 milhões.
No caso das bandas TDD, de 35 MHz, a Sky ficou com 12 lotes, por R$ 90,5 milhões. E a Sunrise, fonecedora de TV paga SuperTV no interior de São Paulo, investiu R$ 19,0 milhões em dois lotes, referentes a áreas onde já atuava como operadora de MMDS.
Os participantes da licitação ofereceram R$ 2,93 bilhões pelo direito de uso dessas radiofrequências. O ágio médio chegou a 31,27% em relação aos valores mínimos dos lotes colocados em disputa."
Ou seja, no somatório, elas vão ocupar 155 mhz do espectro e pagaram R$2,93 bilhões pelo direito de uso. E nós sem pagar NADA, vamos poder usar 100 Mhz do espectro em apenas um enlace....
Conclusão>>>>
Não adianta, vai ser bom no começo, quando somente você estiver usando e tiver espectro sobrando. Depois de um tempo, quando este fórum bombar, com gente postando print de enlace com 500 mbps, 1 Gbps aí vai ver a coisa ficar feia... Seu Throughput vai começar a despencar, e a qualidade do serviço, e a garantia de banda, e a satisfação do cliente, e a renda... Despencam Juntos... Enquanto isso a Ubiquiti enchendo seus bolsos de dinheiro...