pessoal tem como adaptar um nanostaio2loco numa antena direcional de grade para aumentar a potencia da antena? como fazer isso pessoal se tiver como?
pessoal tem como adaptar um nanostaio2loco numa antena direcional de grade para aumentar a potencia da antena? como fazer isso pessoal se tiver como?
Use essa solução, parece gambiarra, mas é muito eficiente, uso em zona rural.
E antes de criticarem, isso é o mesmo princípio de todas as antenas de alto ganho, direção e reflexão, e pasmem esse conjunto dá próximo de 29dbi, como? Simples temos uma antena de 12dbi, refletindo numa 25dbi, porquê da difrença? A antena grade tem um refletor próximo de 1 a 2 dbi, só não se tem um ganho maior pela perda do próprio espaço ocupado pela antena de 12dbi na frente da antena.
JMayer
Amigo, se tiver coragem de abrir o nano, vai notar que tem conectores ufl, utilizando pigtail's pode utilizar antena externa, se for nanostation da pra ligar numa antena de grade, se for nanostation m ai tem que ser antena dupla polarização. Precisa fazer um pequeno procedimento: dessoldar os pontos de ligação com a antena interna.
a antena que eu tenho aqui nao precisa colocar pigtail, foi desenvolvida igual ao motorola Canopy, vem com um suporte especial para prender o NanoStation na ponta
Faz assim: pega uma grade 25dbi aquário, ou outra marca, uso aquário aqui, pois reutilizo as grade usb que substitui pelas CPE WOG 212/ WA5210, retira a ponteira, faça um adaptador com chapinha de serralheiro, aquela mais fina, fixe sua CPE na ponteira da grade conforme a foto, pronto é só alinhar a antena como se fosse uma grade normal, quando utilizei uma nano 8dbi, o cliente estava a 4km do pop com ommini de 12 dbi, sinal -68, tá aí a receita. Só lembrando os WOG212/WA5210 tem conector SMA para colocação de antena externa, porém neste sistema tenho um ganho de 4db em relação a colocar com antena 25dbi com cabo 1m sma direto na antena. Quando fui instalar num cliente o pigtail sma tava com problema, como ficava 40km estrada de chão, resolvi fazer o teste dessa maneira e me surpreendi.
JMayer
Quando o CPE já vem com o conector colocar antena externa é muito útil.
Tenho uma Nanostation2 com antena de grade de ganho 25dbi conectado em um cartão Senão de
+/- 1.6km de distancia de sinal -42 a -44 e CCQ entre 94% a 99% as vezes 100%( principalmente a noite)
sem dúvida alguma antena externa em Nanostation2 é otimo.
Só não sabia de antenas externas em NanoLoco2,5 e M2/5 que não vem com conectores
externos apropriados para isso, igual aos nanostation2/5.
Fiquei muito curioso por isso.
Tem de 45cm e de 60cm.
A Zirok é semelhante.
http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=199
Pessoal amanhã estarei fazendo o teste com o nanostation2 numa antena mini parabolica pra ver se dar certo lembrando que o nano não conector para pigtail...