Postado originalmente por
SantiagoMG
Não existe propriamente um cálculo para isso. O que poderia ser feito é tentar criar um modelo
lógico-matemático que representa a dinâmica do sistema, com software específico para isso, como o ARENA (
http://www.erlang.com.br/arena.asp) por exemplo.
Mas esta é uma opção extremamente complexa, utilizada por Engenheiros de Produção e que para seu caso específico é um exagero.
O que é mais viável e confiável... é realizar a análise de uma rede semelhante a sua, com velocidades e usuários parecido e então ter uma conclusão.
Só pra ter uma noção posso te adiantar que sua rede está extremamente super dimensionada com um link de 4 Mbps para 10 clientes de 256 kbps, pois sua rede nunca estará sobrecarregada, mesmo que todos seus clientes estivessem conectados e fazendo downloads a taxa maxima, o link ainda estará com folga, pois estaria consumindo somente 2,5 Mbps. Mas essa situação de todos clientes conectados e fazendo download simultaneamente, NUNCA acontece...
A taxa de ocupação do link, na prática gira em torno de 10%. Ou seja, o link de 4 Mbps pode ser compartilhado com até 10 clientes, que mesmo assim, continuará com ótima qualidade e dificilmente não entregará essa velocidade. Essa é uma experiencia que observei na minha rede, não é chute ou especulação, é vivência prática de mais de 7 anos de provedor. Obs.: isso somente se aplica se tiver um link com boa taxa de upload, com pelo menos 30% da taxa de download, pois senão o link vai ficar limitado pelo upload.
Faça um teste, observe se em algum momento esses 10 clientes chegam a utilizar mais de 50% do link.
Faça outro teste. Aumente a velocidade dos seus clientes para 1 Mega ou até 2 Mega e verá que memso assim esses 10 clientes continuarão com boa qualidade, sustentados pelo link de 4 Mbps.
Após esses testes terá um melhor conhecimento da sua rede e da demanda de seus clientes. É muito provável que irá se surpreender. Se isso ocorrer eu é que vou me surpreender porque seus clientes são muito "hardcore"!!!
Um abraço e boa sorte!