Essa alternativa parece uma boa solução, porem a questão do /16 é que são 65 mil IP's nessa faixa c/ CIDR /16. Será que todos esses IP's pertence à quem controla esse Baidu ?
Porque pode haver outros sites/serviços que usam algum ip desses dentro da faixa, e dai serão redirecionados p/ o Google.
Abraço.
Eu bloquiei esta faixa por causa disto:
http://who.is/whois-ip/ip-address/180.76.0.0
Como pode ver, eles são donos desta faixas todas.
como ficou a regra pra redirecionar o HAO123 para o google?
addresses=173.194.118.255 to-ports=80
Vlw
Última edição por Carlosaps; 06-03-2014 às 22:40. Razão: Alteração
Como sou autodidata procuro sempre aprender... Não sou entendido em Mikrotik, só faço o monitoramento do que já foi configurado.
Output por tradução é tudo que sai, mas sai para o cliente ou sai para a net? Eu estou na dúvida com relação a isto.
Pela interpretação da regra seria o que sai para a net, pois faz referencia a dst e aos IPs.
Mas porque então não seria para bloquear o que chega e não o que sai?
Tenho certeza que na hora que eu entender melhor este fluxo de input e output muita coisa vai clarear na minha mente.
Pelo o que entendi, o correto p/ essas regras é na cadeia forward. Porque esse Baidu ele busca conexão c/ a internet p/ se atualizar, dai em alguns casos deixa a internet do cliente lenta.
Dessa forma, usando output seria p/ bloquear o que tá saindo, assim bloqueia o Baidu de "buscar atualizações". Mas aqui só funcionou usando forward, pois nesse caso, o forward bloqueia o que vai até o mikrotik (a tal busca de atualizações), e passa por ele, e evita também que alguma coisa volte daquele IP setado na regra, pois a regra diz p/ dar um Drop.
Acho que é isso.
=================================
Boa tarde.
Justamente, então se FORWARD significa todo tráfego que passa pela RB em direção a algum lugar, não seria interessante bloquear o tráfego aqui?
Ex: se Bloqueio o tráfego com origem "201.100.100.2" que significaria o ip do baidu, que atravesse minha RB com direção a um cliente não seria mais eficiente em termos de roteamento?
doprando.
pode testar q ta funcionando perfeitamente..
/ip firewall filter add chain=forward dst-address=63.217.158.78 action=drop comment=#############################BAIDU#############################
/ip firewall filter add chain=forward dst-address=63.217.158.102 action=drop comment=#############################BAIDU#############################
Ola amigo esta regras server para o mk v5.24 na rb 1100ahx2 ? Se caso nao servir tem como vc fazer pra esta versao e postar ai, ficarei grato. Depois de setado no mk. Eu posso testar entrando no site de algum dele e tentar baixar e ve se bloqueia certo? Grato.
grato. vou testar
rodrigo vc da suporte a provedore vc tem um vídeo de demonstração do serviço, se vc tiver o link passa ai o vedeo
Ah. Esta regras para dropar baidu e outros, o que ela faz no sistema? Bloqueia os download dos programas baidu quando meus cliente forem baixar?
Bloqueiam as paginas do grupo baidu/hao123, seja pra baixar os adwares que vem nalguns instaladores legítimos, seja abrir a página depois que um adware deles for instalado.
A função é o usuario "perceber" que tem algo errado nesses sites, alguns acham normal abrir o navegador e entrar num V9 da vida, que faz de captura cookies pra baixo (Fora as outras propagandas na forma de add-ons que o usuario vai instalando ao clicar "sem querer" nos botões "Download" que aparecem. Ou você bloqueia o baidu, ou vai todo mes desinstalar adware, cliente ninja é assim, mesmo com coisa tipo Adblock consegue instalar lixo que deixa a navegação pra lá de lenta (E sabe que navegação lenta sempre é culpa do provedor, nunca dos lixos no pc ou no navegador).
OLa amigo Rubem.
eu copiei esta regras postada acima
e tentei fazer um testa pra ver se bloqueia, mas aqui nao bloqueou, consegui baixar e instalar este programa, será que não é compativel com meu mikrotik? minha versão é da rb 1100ahx2 5.24
da uma olhada no meu firewall
sra que a ordem esta correta?