Postado originalmente por
rubem
Trafo é parudo sim, se o fio do enrolamento for grosso e não ficar muito quente ele dura décadas, um trafo de 10A devia ficar com uns 4A de consumo maximo pra durar tudo isso. O problema são as perdas mesmo, 50% de perdas, comparado a apenas 10 a 14% de perdas nas fontes chaveadas.
(E o tamanho, trafo é umas 10x mais grande e talvez 20x mais pesado, devido a esse peso ficam caros conforme a corrente aumenta, sem falar no frete)
Nobreak AC comum usa o trafo pra carga, manda 15V AC, retifica em 4 diodos de 4 ou 6A, e vaaaarios nobreaks usam controladores de corrente tipo LM317 pra controlar a carga, esse CI dos anos 70 gera muito calor, no fim das contas as perdas totais passam de 50% o tempo todo, é uma solução tecnicamente ridícula pra um produto de uso 24x7 (Pro nobreak custar R$ 200 não pode ter nada muito tecnológico).
Comprar trafo, comprar controlador solar, não sei se compensa. Se você já tem controlador solar, ou pretende colocar painel solar no futuro, acho que isso é uma boa, eu acho uma opção ridícula, mas... nobreak AC usa isso e ninguem morre de fome por ter a conta de luz mais alta :-)
Quanto as reguas POE, não entendo como elas podem dar problema, é circuito passivo, não tem nada de componentes, não vejo como um produto desse não dura 50 anos.