Postado originalmente por
junior.corazza
Boa tarde pessoal, peço que leiam por favor minha duvida... vou detalhar o máximo possível para que fique bem claro pra vocês.
A empresa em que trabalho promove uma feira anualmente e eu fico encarregado de colocar um rede wireless para cerca de 200 dispositivos (notebooks, smartphones e tablets) em um espaço de 35 mil metros quadrados.
No ano passado montei 1 UniFi em estande maior e 2 Bullet Titanium M2HP 2.4ghz com antenas de Omni de 15dbi cada (não me lembro a marca) em uma torre de 30 metros de altura que temos bem no meio da feira, o unifi e os bullets estavam conectados cada um em uma porta da RB 1100 AHX2 com hotspots configurados e 1 range de IP para cada bullet e unifi (tudo controlado pelo MikroTik AHX2), os bullets estavam com o AirMAx desabilitado e em 20mhz para que os dispositivos funcionassem. Tanto os bullets quanto o UNIFI eram ligados ao MIkrotik por meio de um cabo UTP CAT 5e de no máximo 35 metros de comprimento cada com isso tenho um bom sinal de wireless nesse espaço todo.
Recebo o um link de internet de 25mb dedicado e dou 512k a 1mb para cada usuário criado no hotspot e temos no máximo 100 usuarios conectados simultaneamente.
O problema é que tanto a internet quanto a rede interna ficam lenta!! O ping de um micro na wifi para o gateway da rede (AHX2) chega a dar timeout! Melhora um pouco quando eu renovo o pool de IPs.
Esse ano teremos a feira novamente e gostaria de deixar minha rede melhor, tenho um orçamento razoável para gastar e a contratação de terceiros esta fora de questão, minha ideia é montar um estrutura que fique fixa lá, pois além da feira temos outros eventos no mesmo local ao longo do ano.
Alguem tem uma ideia do que eu posso montar para deixar minha rede boa sem gastar muita grana, se possível aproveitando o equipamento que já possuo.
Desde já agradeço.