Postado originalmente por
AndrioPJ
Depois de uns 2 semanas estudando e 1 semana de pratica, lhes apresento o resultado final.
PS: Não sei sobre a parte burocrática, legislação referente a Filmes... isso deixo para os mais entendidos.
Aqui apenas compartilho um pouco do que aprendi, deixo meus 20 cents para quem quiser colocar a mão na massa.
Caracteristicas Basicas
- Na pagina inicial é mostrado os últimos filmes Adicionados
- Suporte a Categoria (gênero dos Filmes)
- Suporte a contador de visualização
- Suporte a Avaliação (Nota) do usuário.
- Suporte a Avaliação (Nota) do provedor.
- Widget (lado esquerdo) para mostrar os Filmes mais visualizados.
- Widget (lado esquerdo) para mostrar os Filmes com melhor avaliação.
- Suporte a pesquisa de Filmes
- Formulário de contato
- Suporte a Login e Gerenciamento de Usuários (perfeito para quem quer disponibilizar para um grupo de usuários [contratante ou não]... Filmes HD, lançamentos ou mesmo XXX...).
Por exemplo: Se o cliente não for usuário VIP e não ter feito o login, ele não vai conseguir assistir os Filmes HD ou lançamentos... quando ele for tentar entrar em algum filme VIP, será apresentado a tela abaixo.
- Suporte a Comentários (Os usuários podem deixar seus comentarios nos Filmes)
## Sistema:
O Servidor de Filmes foi montado na plataforma Wordpress.
Porque escolhi o Wordpress para meus testes?
R: Por ser uma plataforma amplamente utilizada no mundo inteiro. Existem Diversos plugins e Temas que podem facilitar nosso trabalho.
Para isso, utilizei o Turnkey Wordpress.
Um S.O que já vem preparado e configurado para rodar o Wordpress.
Basicamente, você só precisa baixar, queimar a mídia e instalar... em 5 min seu Wordpress está pronto para o uso.
Você pode baixa-lo no seguinte link:
http://www.turnkeylinux.org/wordpress
## Temas e Plugins:
Para deixar o servidor rodando da forma como foi apresentada, eu utilizei o Tema Boxoffice (
http://www.fabthemes.com/boxoffice/)
Existe alguns outros temas semelhantes, tais como: Wptube, CovertVideoPress.
E os plugins:
- PJW Mime Config
- Fast Secure Contact Form
- User Access Manager
- WP-PageNavi
- WP-PostRatings
- WP-PostViews
- WP Login Box
Os plugins podem ser baixados diretamente pelo painel ou pelo seguinte link:
http://wordpress.org/plugins/
## Formato Vídeo:
Se eu usava apenas o formato .webm... os Filmes não rodavam no I.E e em alguns outros dispositivos.
Se eu usava apenas o .mp4... os filmes não rodavam legal no Chrome e Mozilla.
Depois de alguns testes percebi que seria muito difícil usar apenas um formato de vídeo e ter uma grande compatibilidade.
Então, o jeito seria utilizar os dois formatos.
## Codificação (Conversor):
Para converter os filmes para os formatos .webm e .mp4... eu estou utilizando o "Any Video Converter".
De todos que testei (Format Factory, Xilisoft, Adobe Media Encoder), esse (Any Video Convverter) foi o que mais gostei.
## Código HMTL5
Para mostrar o Filme, eu estou utilizando o seguinte codigo em HTML5:
Código :
<video controls preload="auto" width="640" height="480" poster="url-do-poster-do-filme">
<source src="url-do-filme-webm" type='video/webm; codecs="vp8, vorbis"'>
<source src="url-do-filme-mp4" type='video/mp4; codecs="avc1.42E01E, mp4a.40.2"'>
</video>
## Hardware Necessário:
- Qualquer micro com 512MB de memoria e 80Gb de HD consegue disponibilizar uns 100 Filmes (no minimo) e atender uns 50 clientes.
Aqui eu virtualizei o Sistema em um I5, 8Gb ram, 2T HD.
## Desafios
Meu objetivo aqui não é entregar mastigado... mas apenas demonstrar como ficou o Servidor de Filmes e mostrar as ferramentas que utilizaram para caminhar entre as pedras e colocar um Servidor desse para rodar.
Segue alguns desafios que terão que enfrentar sozinhos:
- Tradução do Wordpress
- Tradução do Tema e correção de alguns pequenos bugs do tema (paginação, rss, etc).
- Aumento do Limite de Upload do Sistema.
- Aumento do Limite de tamanho do Post.
- Aumento do HD do Sistema.
- Instalação e configuração dos Plugins.
Algumas pessoas andaram entrando em contato comigo pelo site da Empresa em que trabalho, perguntando quanto eu cobraria para instalar e configurar um sistema desses...
Peço que entrem em contato comigo aqui no fórum, em particular (mensagem privada).