Olá.
Como havia sido discutido em outro tópico, eu decidi comprar uma RB951G-2HnD, a qual tem, ao meu ver, um custo-benefício espetacular. Ela tem uma porta USB 2.0, e já imaginei umas dezenas de utilidades pra ela, dentre as quais está acoplar um adaptador USB para WiFi Alfa AWUS036NHA (modelo que a Wiki da Mikrotik diz ser compatível e funcional), ou ainda, uns dois ou três deles em um hub USB, para que eu consiga enviar sinal para alguns lugares onde as antenas internas da RB não vão alcançar. Sei que não devo obter um grande desempenho, mas acho que vai me servir.
Então me surgiram as seguintes dúvidas:
1 - Eu vou precisar de um hub com alimentação independente ou a da própria RB pela porta USB já vai ser suficiente? Um cara da Mikrotik disse em um tópico no fórum deles que só é preciso usar alimentação independente se o dispositivo que for conectar precisar de mais energia. Como é um transmissor de rádio, imagino que ele precise de mais do que a porta USB fornece, mas não sei se tenho que usar uma fonte mais potente para a RB (aquelas de 48V da Mikrotik) ou um hub com alimentação (esse me faz mais sentido, visto que a RB deve continuar a fornecer o mesmo tanto na porta USB mesmo com outra fonte).
2 - Vi alguém falar que esses adaptadores só vão servir como cliente em uma RB, e não como AP. Está certo isso?
3 - A configuração dessa RB é bem melhor que a de várias com suporte a 3 MiniPCI, então ela deve aguentar manter o rádio integrado dela junto com mais uns dois por meio de adaptadores, ou não?
4 - Esse adaptador da Alfa me parece ser bem grande, um pouco caro e difícil de encontrar no Brasil. Alguém poderia me sugerir algum outro com chip AR9271 que foi testado e funciona com estabilidade e que seja menor ou mais fácil de encontrar nesse país? Ou então, alguém poderia me dizer onde posso encontrar esse da Alfa? Procurei no eBay mas o frete está muito caro.
Até mais.