Postado originalmente por
rubem
Torre a 300mW significa sensibilidade baixa do cartão, perde desempenho demais pro meu gosto. SNR alto torre>roteador é comum, porque torre sempre tem potencia alta e antena boa, mas cliente>torre geralmente tem sinal péssimo, só conseguímos conexões boas porque hardware de torre tem sensibilidade ótima, mas ainda assim num PTP precisamos 20dB de SNR pra coisa tipo 20Mbps, em PTMP precisamos 35dB de SNR pra ter o mesmo troughput com meia duzia de clientes conectados, a culpa é dos hardwares de cliente que desperdiçam pacotes.
Só estou usando Gothan em B, mesmo troughut de NS porque o gargalo é o modo (Nada passa de uns 4Mbps), na torre com N está cheio de CPE's hoje mas já coloquei Gothan, se saiu igual as CPE's Oiw, Elsys, e NS Loco, fixo em MCS3 então não espero mais que uns 15Mbps, e isso foi o que medi com quase toda CPE recente e uns roteadores (Não confio no Pass Troughput do MK, ele mostra valores que na vida real você não consegue, indica coisa tipo 25Mbps em MCS3, e na realidade você consegue trafegar 15 a 17Mbps se tiver condições muito boas). Não consegui nada perto disso com Smartlan e TPLink domestico (743, que na torre B vai bem), mas com Aquario, Intelbras, Ekotech e Gothan consegui ("Consegui" indica esforço, mas não é bem assim, aponto a grade e rosqueio no roteador, não faço nada especial, no maximo testar fixar ack time, ou baixar a potencia nos Intelbras (Pra melhorar a senbilidade)).
Em modo B acho que já pendurei uns 10 simultaneos com 743 em modo cliente+AP (Modo em que a torre recebe de volta a conexão com SSID do cliente), isso detonava completamente o desempenho do cartão, ping subia pra incríveis 200 ou 300mS (Só cliente>torre), colocando apenas como cliente tudo melhorava, mas em cliente distante (1,5Km, com grade de 24dB!) tinha muito sinal tipo -74dB, comecei a deixar eles (Os 743) apenas pra clientes mais proximos, e colocar Aquario ou Intelbras nos mais distantes e não vejo mais sinal menor que -70 mesmo a 2 ou 3Km. Não vou dizer que não gosto dos 743, na verdade gosto, o que não gosto é da pouca potencia, mesmo em MCS3 não consegui conexão decente com eles a 1Km (Só em modo B que dá isso).
R$ 55 por TPLink é contrabando do Paraguai? Preço deles no brasil (Com NFE, como manda a lei) última vez que ví passava de R$ 85, que é praticamente o preço de Aquario de 20dBm em MCS3. TPlink tem uns 14dBm em MCS3 (Seja 743, 741 com outro firmware, 941, etc), e os Gothan de R$ 45 que uso (GWR100) tem uns 15 ou 16dBm nesse MCS, isso dá uns 500m a mais de alcance pra cliente com grade, não muda o mundo mas Gothan com NFE encontro facil no meu estado, TPLink 743 só vejo importrabando por preço baixo.
(Peguei no ML os últimos, do Parana, o vendedor prometeu nota dizendo que não era produto via paraguai, mas mandou um recibinho manual inútil, multa da Sefaz do meu estado de R$ 200 pra retirar 8 743! Desisti deles)