Postado originalmente por
rubem
Agora um detalhe importante:
Antena omni interna, seja de 2,5 ou 12dBi, vai te dar um conexão pior que uma antena outdoor, em cima ou do lado de fora da construção. Qualquer parede a menos como obstaculo melhora a qualidade da conexão.
Portanto calcule bem o local de instalar a antena, dentro de um sala com portas de vidro, telhas romanas baixas, paredes grossas, é uma péssima opção.
Se a construção está no meio da area de 1000m² não faz tanta diferença a instalação interna da antena do AP, mas se estiver fora do centro tem o risco de não cobrir toda a area, procure então o ponto sobre a construção, ou numa parede lateral porém no alto (2m de altura já serve), que tenha visada pra maior parte possível do terreno, e lembre que arvores densas (Folhas que mantém umidade o ano todo, em BSB provavelmente só caju e manga) mesmo que pareçam ter folhas escassas atenuam muito o sinal, SE tivesse aparelhos decentes conectando talvez não, mas smartphones e tablets tem adaptadores wifi péssimos, com potencia baixa e antenas pequenas, você não pode pegar um note Dell e percorrer o terreno sem perder conexão e se basear nisso pra dizer que qualquer um terá conexão em qualquer lugar, 90% dos smartphones são terríveis de conexão, por isso a necessidade de posicionar a antena de modo a ter o mínimo possível de obstaculos.
(Também tem antenas 9dB de uso externo caprichadas, da OiwTech, valem a pena. Evite a todo custo antenas omni baratas, no ML deve ter algumas caseiras baratinhas, eu evitaria a todo custo)
A fato de sugerir equipamento 5,8GHz me diz que você tem Apple, mas... a resto do brasil não tem, por mais que varios notebooks ou smartphones falem em suporte a 5GHz os POUCOS que tem antena dual-frequency (2,4 e 5,8GHz) tem antenas ridículas (2dB em 5GHz, mas nessa frequencia mais alta a penetrabilidade pelos obstaculos é menor e portanto precisaria antena com o dobro do ganho comparado a 2,4GHz), a Apple e alguns notes de linhas de preço similar (Dell XPS, por exemplo) tem conexão decente em 5GHz, mas 99,99% dos aparelhos de seus amigos só conectará em 2,4GHz, esqueça 5GHz pelos proximos 8 anos em AP's domesticos compartilhados.
Eu sugiro usar equipamento 802.11N, ou seja, nada de velhos B e G, de modo que as sugestões pra AP central seriam:
- Bullet M2 (Ou M2-HP, o nome varia)
- PicoStation M2
E para o caso da construção ficar num canto do terreno, uma antena setorial de 60° pode cobrir o terreno (Caso não seja quadrado) de forma mais eficiente, falo de:
- NanoStation M2
- NanoStation Loco M2
- SXT 2HnD
Smartphone ou notebook que não conecta em N existe, mas ou são antigos (<2009) ou são basicos demais (Multilaser de R$ 149 comprado em 2011), o mono N tem mais estabilidade e alcance onde há sinal ruim. Modo G (802.11G, 54Mbps) também pode não ser acessível pra alguns desses aparelhos, se configurar autenticação wpa2-psk Tkip tem vaaaaarios smartphones baratoas ou notebooks antigos (Meu Netbook Lenovo é do fim de 2010 e não conecta nisso) que não conectarão, e autenticação inútil tipo WEP alguns aparelhos recentes não aceitam mais, então não tem autenticação universal, sempre terá aparelho incompatível, acho então inútil insistir em modos velhos/antiquados como B ou G quando o modo N permite mais estabilidade em sinal baixo.