Olá.
Como é possível ver em outros tópicos meus, enquanto a minha verba não sai estou estudando equipamentos para usar aqui.
Já está praticamente decidido que vou pegar uma antena MM-5825 da Aquário. Eu estava pensando em usar Groove 52HPn nela, mas vai sair caro de mais (ainda tem gastos com a parte elétrica, RB951, WOG 212 como rádio da antena 2.4GHz, cabos, adaptadores, etc, etc).
Então, para a antena 2.4GHz, eu estou quase escolhendo usar o WOG 212 (versão com AR9331), no qual eu pretendo ligar a antena que já tenho no conector SMA dele. Eu podia usar um roteador comum com antena removível (conector RP-SMA), mas eu quero conectar via 2.4GHz a um segundo provedor, para o caso de problemas com o primeiro, e a opção de alterar para antena interna ou externa a qualquer momento é bem útil para isso (externa apontando para um AP de um provedor e interna para um de outro).
Então, 2.4GHz está solucionado, eu acho. O problema é em 5GHz, que como eu disse, vai ficar caro se eu usar um Groove. A real dúvida desse tópico é: há algum equipamento para usar como rádio 5GHz (um roteador com antena removível, por exemplo), que não seja tão caro quanto um Groove, mas que também não seja uma sucata? Preciso de algo com no mínimo uns 25dBm de potência (preciso de menos que isso para estabelecer o link, segundo a calculadora da MikroTik, mas é bom ter uma folga para não forçar muito) e que aguente passar no mínimo entre 10Mbps e 15Mbps.
Dá para achar algo nessas circunstâncias, ou vou ter que me virar para arrumar grana para o Groove 52HPn mesmo?