Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Hotspot vs Roteadores dos clientes.

    Alguém tem uma solução para o hotspot nos roteadores dos clientes? Aqui na minha rede uso o hotspot, mas quando instalo um roteador no cliente (configurado certinho e ligado pela wan) ou fica pedindo senha direto, ou quando o cliente loga no pc e num celular por exemplo, ai cai e pede senha de novo. Não existe um meio de o cliente logar e pronto? Logando um os outros que se conectarem no roteador naveguem sem problemas?
    Sei que existe o IP Bindings, e é assim que estou vivendo, quando é roteador ou jogo no bindings e pronto, resolvido... mas IP Bindings não passa pelo Web-proxy, e se for pra não ter tela de logon pra que usar hotspot?
    Pergunto: Existe forma de funcionar Hotspot com roteador de cliente?
    Agradeço a todos.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Pode fazer login por MAC usando o MAC do roteador do cliente, pesquise.
    Esqueci de citar login por mac amigo, deixa eu explicar melhor... eu quero a tela de logon do hotspot entende? Fora que login por mac, fica bem bagunçada a tela do winbox...

  3. #3

    Padrão Re: Hotspot vs Roteadores dos clientes.

    @microsafe , alguma coisa não está fechando aí.
    Usamos hotspot e CPE roteada nos clientes. Se o cliente vai colocar um roteador interno, desce o cabo até a WAN do roteador e manda ver.
    O primeiro na casa que autenticar no hotspot, os outros vai direto sem precisar pedir login novamente.

    Será que você não está usando a CPE no cliente como bridge? daí cada usuário vai precisar fazer login.

  4. #4

    Padrão Re: Hotspot vs Roteadores dos clientes.

    Tb uso hotspot em minha rede e uma grande parte dos clientes possuem roteadores... vc não deve ligar o cabo que vem do rádio (cpe) na porta WAN, e sim, em uma das portas LAN.

    Configure a CPE como "cliente WISP" e vc deve tb desativador o DHCP do roteador... dessa forma, o mesmo ip vai ser compartilhado com qq outro pc ou dispositivo sem fio que venha a se conectar por esse roteador.

    Abraço.

  5. #5

    Padrão Re: Hotspot vs Roteadores dos clientes.

    Prá ver como tem soluções e soluções.
    Esta do Poemander eu não uso. Colocamos o cabo que vem do rádio na WAN.
    Como o Rádio lá em cima está roteando para baixo, o roteador do cliente vai receber um ip e o sinal de internet. Um IP diferente do range de ip da nossa rede.

    O roteador do cliente este sim deixamos em DHCP e criamos um range de IP condizente com o número de máquinas que o cliente tem. Assim ele não é tentado a liberar para o vizinho pela wireless.
    Com esta configuração a rede interna do cliente fica totalmente isolada da nossa rede.
    E todos na casa vão navegar com o mesmo login e senha.

  6. #6

    Padrão Re: Hotspot vs Roteadores dos clientes.

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    @1929, achei interessa essa ideia de limitar os ranges entregues pelo DHCP, mas ainda acho isso pouco necessário, seria interessante diminuir a máscara de rede?
    Até pode. A ideia é deixar poucos IPs disponíveis para o cliente. Tem cliente que tem o péssimo hábito de passar a senha do roteador dele para os vizinhos. Daí já viu né?
    Além disso se lotar de gente num plano compartilhado de 1 mega, logo ele vai reclamar que a internet está lenta. Vamos ver no log de conexões dele e o cara trafega 1 GB por dia.
    Nós não nos opomos a utilizar quantas máquinas quiser. Se ele ficar o dia inteiro colado nos picos sem problemas. Mas daí, sabendo do cenário na casa dele, procuramos esclarecer da melhor forma.
    Tivemos um caso típico. O cliente veio de outro provedor e só falando mal.
    Colocamos um plano de 2 mega e ele sempre reclamando com 1GB de tráfego por dia e até mais.
    Os rapazes do suporte já não sabiam mais o que fazer. Ninguém na casa tinha computador. Era só no celular. 4 ou 5 celulares conectando no roteador interno dele. Liberamos no roteador dele 5 ips. Se usássemos um /30 já não daria pois só libera 4 ips e um fica para o roteador.
    Se usasse um /29 ficariam 8 IPs o que passaria da necessidade.
    Assim, limitando no range acho mais prático.

    O cara ainda queria que bombasse mais ainda.
    Resultado; foi para o terceiro provedor, hehehe deve estar incomodando lá agora. Ou então se convenceu que ninguém queria passar a perna nele.
    Assinante desconfiado é "prá matar".

  7. #7

    Padrão Re: Hotspot vs Roteadores dos clientes.

    Boa noite amigo, para usar roteador em hotspot so rola se vc usar com cpe ou rádio em cliente WISP. ai sim funciona. aqui usamos nosso servidor hotspot com ip fixo. ja a cpe recebe o ip fixo na sua wam e deixo no roteador em dhcp funciona perfeito

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por studiofmnet Ver Post
    Boa noite amigo, para usar roteador em hotspot so rola se vc usar com cpe ou rádio em cliente WISP. ai sim funciona. aqui usamos nosso servidor hotspot com ip fixo. ja a cpe recebe o ip fixo na sua wam e deixo no roteador em dhcp funciona perfeito
    Justamente amigos, eu uso da mesma forma, ligo o cabo de rede com o link na wan do roteador, boto meu ip fixo lá na wan do cliente, boto o roteador dele para distribuir dhcp pela LAN e wireless, pela teoria, era pra quando um cliente fosse usar aparecesse a tela de login e ele logasse, os outros que se conectassem não pediria mais login.... só que não é isso que acontece... não entendo pq.... quando outro cliente conecta no roteador pede senha de novo... ou fica caindo... Alguém tem uma luz?

  9. #9

    Padrão Re: Hotspot vs Roteadores dos clientes.

    Citação Postado originalmente por Poemander Ver Post
    Tb uso hotspot em minha rede e uma grande parte dos clientes possuem roteadores... vc não deve ligar o cabo que vem do rádio (cpe) na porta WAN, e sim, em uma das portas LAN.

    Configure a CPE como "cliente WISP" e vc deve tb desativador o DHCP do roteador... dessa forma, o mesmo ip vai ser compartilhado com qq outro pc ou dispositivo sem fio que venha a se conectar por esse roteador.

    Abraço.
    Normalmente 90% dos meus clientes usam Roteador TP-Link aqueles sem antena externa... não sou muito craque nisso, não entendo muito essas linguagens, clientes Wisp seria oq? onde acho isso? então o erro pode estar na configuração do roteador do cliente?

  10. #10

    Padrão Re: Hotspot vs Roteadores dos clientes.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    @microsafe , alguma coisa não está fechando aí.
    Usamos hotspot e CPE roteada nos clientes. Se o cliente vai colocar um roteador interno, desce o cabo até a WAN do roteador e manda ver.
    O primeiro na casa que autenticar no hotspot, os outros vai direto sem precisar pedir login novamente.

    Será que você não está usando a CPE no cliente como bridge? daí cada usuário vai precisar fazer login.
    Além dessa CPE que vc fala, tem o roteador do cliente ou essa CPE é o roteador do cliente?

  11. #11

    Padrão Re: Hotspot vs Roteadores dos clientes.

    Bom dia amigo, a CPE é um Nano Loco por exemplo: então ela recebe via wireless o sinal com o ip fixo do seu provedor e ai ela ja roteia e ja manda outro ip para seu roteador entendeu? qual o tipo de antena que vc usa nos clientes?

  12. #12

    Padrão Re: Hotspot vs Roteadores dos clientes.

    @microsafe , vamos então por partes definir.
    CPE é aquele equipamento que você instala lá em cima da casa do cliente.
    Customes Provide Equipment.

    Rotedor interno é aquele que o cliente compra para distribuir o sinal dentro da residencia dele.

    Client ISP é um termo para definir que a CPE foi configurada como roteador. Ela poderia ser configurada em Bridge. Quando em Bridge ela age como uma fonte e passa direto tudo por ela sem sofrer qualquer tratamento.
    Quando em Client ISP a CPE vai rotear a rede dali para baixo. Ou seja ela vai ter um IP compatível com a rede do provedor fixado na WAN da CPE.
    E um IP diferente na Lan que ela vai rotear e fornecer para o computador ou para um roteador interno em baixo.
    Desta forma, a rede do provedor vai ter um range de IP e da CPE para baixo vai ter outro. Quando coloca um roteador destes como você citou, daí você configura com qualquer outro range de IP. Normalmente o pessoal deixa mesmo o default de fábrica.
    Mas seria interessante que o provedor assumisse a configuração deste roteador do cliente para uma segurança extra.

    O que deve estar acontecendo aí é que tudo deve estar em bridge. Se o teu hotspot usar DHCP e a CPE no cliente em bridge, daí vai atribuir para cada morador um ip diferente e também vai pedir login e senha.

    Aqui tem um PDF bem explicativo.

    Pode variar um pouco os termos e localizações dos recursos de um equipamento para outro, mas basicamente é isso aí.

    http://www.aprouter.com.br/file/prod...l_wr254_v9.pdf

  13. #13

    Padrão Re: Hotspot vs Roteadores dos clientes.

    To tentando entender se essa duvida se enquadra na minha....possuo um microtikrb750 com hotspot e quero gerenciar minha rede que é cabeada com ele, porem aqui uso um link gvt 50 megas com o modem powerbox roteado em muitas casas instalei um roteador wifi pq nessa residencia usam mais de 1 notebook , celulares e tablet. Quero gerenciar todos com planos e todos com login e senha. Como consigo fazer isso?

  14. #14
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Hotspot vs Roteadores dos clientes.

    Citação Postado originalmente por microsafe Ver Post
    Alguém tem uma solução para o hotspot nos roteadores dos clientes? Aqui na minha rede uso o hotspot, mas quando instalo um roteador no cliente (configurado certinho e ligado pela wan) ou fica pedindo senha direto, ou quando o cliente loga no pc e num celular por exemplo, ai cai e pede senha de novo. Não existe um meio de o cliente logar e pronto? Logando um os outros que se conectarem no roteador naveguem sem problemas?
    Sei que existe o IP Bindings, e é assim que estou vivendo, quando é roteador ou jogo no bindings e pronto, resolvido... mas IP Bindings não passa pelo Web-proxy, e se for pra não ter tela de logon pra que usar hotspot?
    Pergunto: Existe forma de funcionar Hotspot com roteador de cliente?
    Agradeço a todos.
    use sempre cpe no cliente em modo roteador fazendo nat na wan que resolve seu problema e o jeito mas profissional de trabalhar.
    com cpe no cliente voce pode ultilizar tanto hotspot como pppoe ok.

  15. #15

    Padrão Re: Hotspot vs Roteadores dos clientes.

    E se a rede for toda cabeada usando o microtik rb750 como configuro o roteador nas casas p pedir login e senha 1 vez e depois poder todos logarem direto...

  16. #16

    Padrão Re: Hotspot vs Roteadores dos clientes.

    Boa tarde,
    Agora entendi... voce usa a rede cabeada: Nesse caso voce pode colocar o cabo de sua rede na porta wam do roteador e coloca seu ip la na wam e ai o roteador libera o ip com outra faixa para o cliente navegar, mas deixa seu hotspot com ip fixo em dhcp da grilo rsrsr.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por microsafe Ver Post
    Alguém tem uma solução para o hotspot nos roteadores dos clientes? Aqui na minha rede uso o hotspot, mas quando instalo um roteador no cliente (configurado certinho e ligado pela wan) ou fica pedindo senha direto, ou quando o cliente loga no pc e num celular por exemplo, ai cai e pede senha de novo. Não existe um meio de o cliente logar e pronto? Logando um os outros que se conectarem no roteador naveguem sem problemas?
    Sei que existe o IP Bindings, e é assim que estou vivendo, quando é roteador ou jogo no bindings e pronto, resolvido... mas IP Bindings não passa pelo Web-proxy, e se for pra não ter tela de logon pra que usar hotspot?
    Pergunto: Existe forma de funcionar Hotspot com roteador de cliente?
    Agradeço a todos.

    Amigo, o que pode estar acontecendo é que usando a porta wan do roteador, mesmo que deixe o dhcp habilitado no roteador, será preciso vc deixar seu servidor configurado para 3 ip per mac. (Hotspot Address per MAC) Comigo deu certo.

  18. #18

    Padrão Re: Hotspot vs Roteadores dos clientes.

    Citação Postado originalmente por Arnaldo Rodrigues Ver Post
    Amigo, o que pode estar acontecendo é que usando a porta wan do roteador, mesmo que deixe o dhcp habilitado no roteador, será preciso vc deixar seu servidor configurado para 3 ip per mac. (Hotspot Address per MAC) Comigo deu certo.
    Será que eu estou fazendo tudo errado?

    Sempre usei a WAN para receber o sinal da rede do provedor.
    E as portas Lan do roteador do cliente para atender dentro da residência.

    E o hotspot configurado para um só MAC pois afinal o que chega no servidor é só o mac do rádio colocado no cliente.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Será que eu estou fazendo tudo errado?

    Sempre usei a WAN para receber o sinal da rede do provedor.
    E as portas Lan do roteador do cliente para atender dentro da residência.

    E o hotspot configurado para um só MAC pois afinal o que chega no servidor é só o mac do rádio colocado no cliente.
    Pois é... é assim que eu uso, Coloco o meu cabo na WAN do roteador, coloco meu IP FIXO Nessa Wan... configuro a LAN do cliente para soltar DHCP... no meu Hotspot MK, cadastro o IP que coloquei na WAN do roteador do cliente e o MAC da WAN cliente também.... pelo que seu esta é a teoria, deveria funcionar, mas não funciona para todos... e o certo é apenas um MAC por login, se eu colocar mais de 1 MAC vira bagunça, e começa a chegar IP's estralhos no meu hotspot, é como se vazasse o IP da LAN do cliente para a WAN.

  20. #20

    Padrão Re: Hotspot vs Roteadores dos clientes.

    Citação Postado originalmente por studiofmnet Ver Post
    Boa tarde,
    Agora entendi... voce usa a rede cabeada: Nesse caso voce pode colocar o cabo de sua rede na porta wam do roteador e coloca seu ip la na wam e ai o roteador libera o ip com outra faixa para o cliente navegar, mas deixa seu hotspot com ip fixo em dhcp da grilo rsrsr.
    Faço exatamente isso...