Prezados colegas provedores estou realmente querendo entrar a fundo com um projeto para criar uma associação de pequenos e meios provedores com o objetivo principal de tentar uma possível liberaçao do bloco B da faixa de frequencia 3.5ghz que não foi comprado de acordo com a informação fonte a TELECO http://www.teleco.com.br/emdebate/newtoncs03.asp que diz :
“ 5. 3.5 GHz
No leilão realizado em 2003, esta faixa foi subdividida em módulos de 1.75 MHz, no modo FDD aos pares e alocada ao serviço SCM. Assim, foram destinadas as faixas de 3400 – 3450 MHz para os “links” de subida e 3500 – 3550 MHz para descida no bloco A e as faixas de 3450 – 3500 MHz para subida e 3550 – 3600 para descida no Bloco B.
O leilão teve como compradores:
Embratel – 3.5 + 3.5 MHz – nacional - Bloco A
Vant (Brasil Telecom)- 3.5 + 3.5 MHz – região 2 – Bloco A
Neovia – 3.5 + 3.5 MHz – região 3 – Bloco A
Grupo Sinos – Área de numeração 51 – Bloco A
WKVE – Seis áreas de numeração – MG,ES e BA – Bloco A
Não houve compradores para o bloco B e sobram entre 93 e 79 MHz no Bloco A, dependendo da região ou área.
Propõe-se para essa faixa a seguinte alocação:
Manter a destinação atual (SCM) para o bloco A e realizar rapidamente o leilão das sobras desse bloco, com a possibilidade de destinar parte do bloco para aplicações para políticas sociais de banda larga;
Destinar o bloco B (100 MHz) para o SMP, a ser leiloado futuramente.
As vantagens dessa proposta são:
- Acelerar o leilão das sobras, pois para esse bloco não são necessárias mudanças no regulamento nem a criação de regras de migração para os atuais detentores de licenças;
- Reservar desde já uma fatia significativa de espectro para futura aplicação no SMP, sem necessidade de deslocamento de licenciados, já que o bloco B está totalmente livre;
- Possibilitar a aplicação das diversas tecnologias disponíveis (3G e Wi Max), tanto nas versões fixas quanto móveis;
Atender as necessidades dos operadores de SCM e SMP.
As propostas apresentadas pretendem ser uma contribuição ao debate sobre o assunto e carecem de detalhamento e aperfeiçoamento. Entretanto, é absolutamente essencial que haja uma definição em prazo relativamente curto para o plano de atribuição do espectro de freqüências, sem o que os projetos de novas aplicações em estudo, de grande interesse público, não poderão ser transformados em realidades. ”
Como descrito o bloco B seria para aplicaçoes em SMP tanto desejado por nós pequenos provedores sei que existem vários fatores que não estão ao nosso favor mas creio que unidos somos mais fortes e uma associaçao criada iniciamente para este destino seria um começo para um futuro ingresso do pequeno provedor na area de telecomunicaçao SMP .
Agora no inicio preciso de uma colaboraçao dos colegas que estão devidamente licenciados pela Anatel e que tem o interesse em trabalhar com SMP ultilizando tecnologia WIMAX em 3.5ghz .
Quero criar uma lista de provedores com SCM para poder iniciar a associaçao este é o primeiro passo para criar uma associaçao legalizada pelo governo inicialmente vou precisar de 150 termos de autorizaçao Anatel (SCM) ou no caso 150 empresas que já tenham um termo de autorizaçao para formarmos uma associaçao nacional para este destino .
A ideia seria formar a associaçao abrir o CNPJ da mesma e fazer todos os trâmites legais e já ter no caso 150 provedores licenciados com SCM para podermos formular um pedido junto a Anatel com o auxilio de advovados, incialmente não seria cobrado nada dos associados minha empresa iria custear a abertura da associaçao, o que eu preciso seria por agora somente que os colegas com SCM, expressarem com a real vontade de trabalhar com WIMAX e a faixa de frequencia 3.5GHZ quero saber quantos provedores podemos contar para criar a associaçao, e creio que atraves da associaçao os custos de legalizaçao para trabalhar com SMP devem abaixar muito com todos unidos e tudo devidamente legalizado pelo governo .
Temos a ultima resoluçao 537 de 2010 da faixa de frequencia 3.5ghz que nos incita a criar algo do tipo como a associaçao de acordo com os autos da própria resoluçao que diz :
CAPÍTULO VI
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 18. O processo de autorização das Subfaixas objeto desse Regulamento deverá
considerar a necessidade de estimular a participação das Microempresas e das Empresas de
Pequeno Porte, caracterizadas de acordo com a Lei Complementar no 123, de 14 de dezembro de
2006, ou outra que venha a ser editada em substituição, por meio do estabelecimento de
condições específicas “adequadas ao porte” dessas empresas.
Creio eu que com auxilio de advogados e uma boa dose de MIDIA para pressionar a Anatel para que faça algo a nosso favor poderemos sim cumprir o objetivo principal do PNBL que é levar inclusao digital a todos no nosso pais .
Vou disponibilizar um e-mail que é o [email protected] para que os interessados deixem somente por agora o nome do provedor e informar se tem SCM ou não ou se esta se legalizando não precisa no momento de passar o PVST da empresa é somente se expressar com a vontade de trabalhar com WIMAX para SMP, POR FAVOR DEIXE SOMENTE O NOME DA EMPRESA E QUAL É SEU OBJETIVO COM O WIMAX EM 3.5GHZ E SE TEM SCM, DEPOIS ENTRAREMOS EM CONTATO ATRAVES DE EMAIL QUANDO TIVERMOS UMA LISTA FAVORAVEL PARA A ABERTURA DA ASSOCIAÇAO.
E por favor se expressar aqui no tópico a respeito do assunto obrigado pela atençao de todos.
Douglas da Speed Pc Wireless.