Só com radio digital mesmo Gilvando,quantos mb pra passar?
Nao me leve a mal não, mas o AIR FIBER não faz milagre não.
Leia esse tópico (link abaixo) e tire suas conclusões.
https://under-linux.org/showthread.php?t=175026
então vou usar o xr5.
vou voltar a usar ele novamente. mais vou usar dois cartão dessa vez um para tx outro para rx. passava de 25 a 45 mega antes......
Use rb912uag + antenas de 1,20mtrs que fecha e deve passar uma boa banda!!
vou usa antena da ubiquit de 34dbi em dupla. usando as duas polaridades com uma rb433AH com dois cartão xr5 um tx e outro rx.
Qual a banda pra passar Gilvando?
quero ver se consigo passar 60MB que mim atende perfeitamente.
Se tiver skype me add,vou te passar o case de um cliente.
vendas2.powernetwork
blz amigo...
mais alguem aqui ja conseguil fazer um enlace dessa proporção para passar uma boa quantidade de linke.
skiper: gilvandoprofessor
Se falei, falei mal.
Ath5K é plataforma velha hoje, em materia de processamento o AR5414 anda pior que o basico AR9220 atual, presente em cartão, por exemplo, R5SHP-n, que com mesma potencia (27dBm, por exemplo) e mesma sensibilidade (-85, por exemplo) permite MCS3 a 40MHz, de 43M, que vei dar throughput tipo 30-35Mbps, enquanto o XR5 nessa potencia e sensibilidade só 802.11A a 24M, que sei lá de vai chegar a 15Mbps de throughput.
A RB912 com seu AR9342 terá melhor processamento teorico que qualquer cartão, ath9k já é melhor que familia Ath5k, mas tem coisa tipo AR9220 ou AR9580 que tem 15 ou 20% menos bogomips. São muito melhores que XR5 nesse quesito (Alcance e estabilidade depende de etapa de RF inteira, não apenas do chipset), mas o AR9342 tem de tudo pra ser top de linha da familia ath9k.
O cartão R5 SHPN tem um belo dissipador pra etapa de RF, é mais planejado pra uso em alta potencia e calor que a RB912, como ví ele em varias distribuidoras suspeito que tem homologação no brasil.
Mas 99Km... calcula no Linkcalc da Ligowave ou da Intelbras e veja se uns 25dBm em antena de 30dBi teria sinal teorico tipo -80 pelo menos, pra ter seus desejados 25-30Mbps. Pra 45Mbps complica, precisaria esse sistema de RX e TX em polarização diferente, mas não num cartão velho tipo o XR5, precisaria algo mais recente, mas não tem nenhum cartão fantastico pra isso, a MK migrou tudo de bom pras RB's, tipo as RB911/Netbox, RB912/Basebox, RB922/921/NetMetal. A RB912 não é top dessa linha recente, pelo contrário, é a mais barata! Mas os chipsets Qualcomm 802.11AC de outros modelos não necessariamente tem potencia e senbilidade que fariam diferença em 99Km.
Amigo sua melhor opçao com radio barato seria 912+ antena Blindadas algcom 1,2m, mas mesmo assim 60mb a essa distancia 99km é um pouco inviavel para o radio .
Se estiver disposto a gastar bem mais vai de Ceragon ip10 + Andrews 1.8m a 7.5ghz passa 200mbps a 110km rindo, sabendo que é radio licenciado e teria todos os tramides legais para fazer antes de colocar um radio desse para rodar .
A opcao mais barata pra vc seria dividir o enlace em dois 4 -912 + 4 -alg 1.2m ai com certeza tera sucesso no enlace .
Espero ter ajudado...
realmente amigo não estava sabendo dessa novidade e muito mais em conta do que um rocket. vlw amigo. vou testa sim com certeza em uma atenda de 34dbm de dupla. muito obrigado. vou testa e trazer resultado aqui para vcs. vou testa a
Basebox 5 Mikrotik Rb912 5 Ghz
A melhor solução é quebrar esta distancia
Vai na do @rogeriodj sem medo. Só não esquece de comprar ALGCom. Qualquer coisa, me chama no privado que tenho um esquema bom na ALGCom.
o que eu não quero e quebra o enlace amigo pois quero chegar em poucas repetidora em minha cidade. como eu ja tenho 2 atenas da ubiquite de 34dbi. vou fazer o teste com a RB912 ja que o preço e acessível e tem uma boa potencia.
concordo, esta distancia nao fica estavel para rf , coloca repetidora com paineis solar.A melhor solução é quebrar esta distancia
acabei de descobrir com um amigo aqui do forum que tem a
Mikrotik RouterBOARD NetMetal
a potencia de 2W. acho que vou testar com ela. ainda que tem os canais que vc pode usa e 20/40/80mhz 20/40 ou 40/80 achei muito bacana ja livra de muita interferências.
mais vc pode usar ele em 20/40mhz ou 40/80mhz. como não tenho condições de usar um enlace profissional tenho que usar o que tem de semi profissional no mercado e bom. mais no momento so posso usar estes.