Em breve o meu Sistema de Gestão para Provedor vai sair.
Se estiver pensando em trocar o seu, aguarde!!!
Em breve o meu Sistema de Gestão para Provedor vai sair.
Se estiver pensando em trocar o seu, aguarde!!!
Muito bom,mas é necessário mesmo marcar a opção "Allow Remote Requests" em Dns?
Aqui no meu só marquei na Rb que faz o gerenciamento.
No tem isso se for Pc Ou Se for Rb...
Se você for usar a Rb como dns, Tem que marcar.
Se não for marcada não vai permitir que o Mikrotik faça a consulta em outros Dns...
No Caso do David é provável que tenha mais de uma Rb, só deve marca na Rb que sai para os clientes...
Não,o balance é numa Rb 750.
Você tem algo contra rb amigo?
Você diz se for pc pode marcar, o que leva a crer que você pensa que o Dns come muito processamento, Não usa muito processamento é apenas um cache a requisição é repassada ele só armazena o que foi requerido e caso outra pessoa solicite ele já entrega de imediato.
450g = 350 R$, me diga um pc novo aew nessa faixa de preço que faça a mesma coisa que ela, que tenha 5 Placas de rede e que você ainda vai ter que comprar a licença, caso use no pc...
Pc = Robustez, Rb gasta menos energia, Menor e sem contar que no tem trilhões de peças que podem falhar Hd, Ram, Cpu, Fonte, Placa Mãe, Placa de Rede.
Quanto ao Dns , Router é Router, Mais por isso ele não pode assumir o papel de Dns ?, Se tem memoria e processamento sobrando, Não existe problemas.
Tem Rb450g de amigo meu rodando 250 Clientes cadastrados (Concentrador), Com picos de 70% de processamento, agora veja bem ela ta bem configurada, praticamente só faz autenticação.
E Concordo contigo, prefiro descentralizar as funções aqui, mais se o orçamento ta apertado e funciona certinho, nada impede de usar a rb como Dns (Cache Apenas).
Aqui tenho 3 Rbs, Ja penso usasse um pc para Ros que tenho?
Não tenho duvida disso, concordo plenamente, Acontece que A CCR Ainda não é totalmente muito estável pois só trabalha com Ros 6...
Tem gente que poem 1500 PPOE autenticando e não faz nem cocegas, já tem gente que com 300/500 users tem sérios problemas, aew o pessoal costuma Monta uns Xeon e por a 5.26...
Mais não tem nem comparação o estrago que um Hardware Otimizado pra aquela função pode fazer (CCR), e se conta o que disse um pc tem muitos mais peças com tendencia a ter falha (Numero de possibilidades).
Removida de Outro fórum... Quero começa com a 1009 em breve. Depois uma 1016 e quem sabe a 1036...
Mais quando vejo as configs dessa rb é muita estupidez pra meu link...
Seria equipamento pro vizinho ver e baba (No Meu cenário, Não tem necessidade).
http://forumspp.vr-zone.net/500/btest_profile.png
Sim eu tenho mesmo concento que você, não gosto de desperdiça dinheiro, Muito menos ter uma rb pro "vizinho" ver.
Tenho uma 1100Ahx2 Com quase 200 Clientes e ta com 11 a 20% No Maximo...
O que vou fazer com Uma routeboard com 9 Nucleos ? 16? ou 36...
Na foto a CCR ta rodando 2.6Gbps rindo.
Minha 1100Ahx2 que é dual core eu no to usando a 1/5 da capacidade dela, Imagine um monstro desse, O que conta a Favor do Edger/VyOS é a estabilidade, acho que uma hora a mikrotik acerta no Ros 6 dentro da CCR.
Gente.....
Que tes@o essa 1036...putz..
Tenho a 1016, coloquei no lugar da rb1200 essa sim foi o pior investimento que fiz no provedor.
Ja fui da 6.7 ate a 6.19.
Unica que nao tive problemas com queda de pppoe foi a 6.7 o restante so dor de cabeça!
O problema da Mikrotik talvez seja não ter equipamentos mais específicos.
Se eles vendessem um equipamento específico para BGP um específico para PPPoE que realmente fosse testado e mostrado seus limites eu não veria problema algum.
Mas eles não dizem por exemplo:
Essa CCR suporta 3 full routing com tráfego de 1Gb.
Essa CCR é para 2000 clientes PPPoE autenticado com tráfego de 200Mb.
E isso gera muita confusão e dor de cabeça, não sabemos os limites.
Olhem O Changelog...
What's new in 6.20 (2014-Oct-01 10:06):*) cert scep - use fingerprints for transaction ids;
*) ipsec - support fqdn as my id;
*) fetch - allow fetching files larger than 4G;
*) fetch - fixed problem where files fetched over https were trimmed in size;
*) fixed problem - it was not possible to see %26 uninstall dude package;
*) stores are replaced with folders and disks are now managed under /disk menu;
*) added support for SMSC750x USB Gigabit Ethernet on x86;
*) ups - support selftest for smart and hid UPS;
*) pppoe client - increase connection timeout to make connection establishment possible on busy pppoe server;
*) dhcp server - change default lease time from 3 days to 10 minutes to avoid running out of IPs;
*) ipsec - allow binding modeconf address to username;
*) eoip/eoipv6/gre/gre6/ipip/ipipv6/6to4 tunnels have new features: auto mtu (enabled by default for new tunnels); dscp (inherit/specific value, inherit by default for new tunnels); clamp-tcp-mss (yes by default for new tunnels);
*) eoip/gre/ipip/6to4 tunnels have dont-fragment option (inherit/no, no by default for new tunnels);
*) bridge has auto mtu feature (enabled by default for new bridges);
*) pppoe-server has auto mtu feature (enabled by default for new pppoe servers);
Gostei disso
*) pppoe client - increase connection timeout to make connection establishment possible on busy pppoe server;
*) pppoe-server has auto mtu feature (enabled by default for new pppoe servers);
Mais só vou atualizar na segunda. Quero sossego esse final de semana...
Amigo nada contra RB, mas sim em fazer tudo em um unico hardware, agora lhe pergunto seu provedor é wireless, pois se for blz; ate concordo com vc que funcione acima de 150 clientes, mas experimentar colocar em uma rede cabeada pra vc ver o broadcast na rede, então conclui-se que por menor que seja o consumo do dns faz diferença na hora do broadcast ainda mais quando se fala do tracking ativado no firewall.
@romulorenatoss meu provedor é 100% cabeado se quiser posso te mostra via Teamviewer tanto meu provedor como maiores rodando o dns do mk com mais que 200 users...
Aqui temos vlan e usamos ppoe, o broadcast é nulo.
Ideal pode não ser mais garanto que roda bem é algo simples apenas "cacheia" nada que seja um bicho de 7 cabeças.
Tenho Unbound aqui rodando né um i3, um exagero =/.
Mais tive problemas com ele já que mesmo setando ele no mk como dns primário o mikrotik insiste em joga algumas requisições no dns secundário é mole ?
resultado que só metade da rede usava o Unbound.
@Arthur Bernardes, Um dia de uptime aqui e vi algumas configs novas...
era bom a cada mk ter um tópico especifico pra discutimos sobre as novidades.
Não me guentei e atualizei ;0
Vamos marcar sim, pois o ideal mesmo é vc ter um server de dns.
add [email protected], só add no skype tb.