Postado originalmente por
telmetrics
Olá @
gabrielest !
Ótimas colocações as suas quanto à rede, esses tipos de questões e que são levantadas na etapa de Network Design de uma rede TELCO bem estruturada. Seguem minhas considerações, mas claro, não refletem uma solução única e sim uma das opções.
1-lendo alguns post recentes fiquei com algumas duvidas em relação a implantar ou não, no futuro, swith L3, visto que como estamos trabalhando com microcélular a rede cabeada acabará não sendo grande assim pois cada POP tera a sua, mas gostaria de ouvir opiniões.......
R: A VANTAGEM do uso de SWL3 é que o processo de encaminhamento das L3PDU entre as interfaces e roteamento passam a ser processadas diretamente no hardware do dispositivo, conhecido como ASIC. Isso dá uma ganho muito grande na quantidade de pacotes processados á nível de L3. Outra vantagem é a quantidade de interfaces que um SW consolida. Com certeza para Pops de backbone de alta concentração de circuitos, sejameles de transporte ou acesso, sai muito mais barato ter um SWL3 fazendo roteamento e tendo módulos SFP, GBIC, XFP e suas variantes com capacidades de emulação de circuitos comutados ou multiplexados tipo CSOP e GPON do que por exemplo ter que comprar um equipamento roteador para dados, colocar interfaces adicionais de acordo com tecnologia e ter ainda outros equipamentos de TX(transmissão) adicionais como chassis OLT, DWDW, media converters e etc. Essas foram as vantagens.
DESVANTAGENS: SWL3 sempre terão menos recursos no uso e implementação de protocolos e limitação do tamanho da tabela de roteamento comparado a roteadores. Em média suporte até 4k rotas em SWL3.
2 - Acredito que trabalhando com POP's interligados em anel com o BackBone via OSPF seja uma boa opção para ter uma redundancia segura na rede correto?, o que acham??
R: È uma boa opção considerando a simplicidade e facilidade de configuração. Porém em redes de telecomunicações é considerado Boas Práticas ter links de transporte atuando de modo transparente entre pops operando somente com comutação L2.Sendo o tráfego ip encapsulado e agregado nesses links de transporte e processados no core da rede L3, ou no roteador de borda da rede backbone. Vide conceitos de Metroethernet que compreenderá melhor.Mas considerando no geral, sua rede e solução estão corretas;
Pode explicar melhor, ou indicar material, para eu entender corretamente o conceito?
3 - No futuro, caso a rede cabeada cresca e acabem se encontrando Fisicamente entre elas qual seria a direção interessante a tomar...??
R: Se sua rede cabeada apresentar um crescimento tão grande assim a ponto de a deixar a maioria do seus clientes passarem a utilizar um meio de acesso cabeado. Procure estudar e implantar soluções de REDE óptica passiva na sua rede de acesso ou lastmile(GEPON ou GPON);
4- é interessante o uso de vlans visto que via OSPF vc acaba isolando as redes em cada router??
R: O uso de subnets diferentes em uma rede não garante uma segmentação adequada da rede. O uso de VLANS é obrigatorio para que a segmentação occora de fato. No seu caso está funcionando corretamente devido ao uso dos Sw intelbras que colocam as portas 1-7 em VLANs diferente operando em modo acesso e utiliza a porta 8 operando em 802.1q com tags de vlan para a comunicação inter-vlan ou dos diferentes segmentos da rede associadas a cada subnet sua. Minha opinião é. Use VLAN sempre;
A intenção dos switchs foi exatamente essa. Pode me indicar algum material conceitual bom a respeito??
Espero ter ajudado
Com certeza
regards
Rafael