Bom dia galera! O cenário é o seguinte, atualmente uso em uma rb450g um ballance com dois links adsl de 5mb cada. Outra rb450g faz a autenticação juntamente com o mk-auth. O link é distribuido através de POP´s com cartão mikrotik rb912UAG ou Omnitik 7,5dbi. Tenho planos RESIDENCIAIS com velocidade de 600k, o perfil dos clientes, em sua maioria é navegação de páginas (facebook, youtube, etc) uns ou outros fazer download, a média que diria para clientes que fazem download é entre 6 e 8 pra 1. Por enquanto a rede ta bem tranquila na questão de atendimentos, não ha reclamações quanto velocidade mas sei que a rede ja esta sobrecarregada, atualmente tenho pouco mais de 50 clientes.
Recebi uma proposta pra comprar 5mb de link dedicado. O valor destes 5mb de link dedicado é 4,5 vezes mais caro que os 10mb que pago hj de link adsl. A região aqui é muito carente de link, um verdadeiro problema.
Gostaria da opinião de vocês que tem conhecimento com link dedicado quanto:
É viável trocar este link adsl por dedicado mesmo sendo 4,5 vezes mais caro (na realidade 9x, ja que é a metade dos mb adsl)?
Se comprar estes 5mb de link dedicado, com plano de 600k com clientes com este perfil consigo atender quantos clientes?