olá, estou com um trabalho da faculdade e está bem dificil para desenvolver, nao sei se alguem pode me ajudar, vou colocar abaixo o que o professor está pedindo. minha maior dificuldade é em fazer em FOR a entrada do usuario colocando qual o tipo de extensão ele quer para fazer o bkp, o resto consigo desenvolver, segue abaixo:
Criar um Script de Backup para os arquivos da pasta Home do usuário. A função básica dele é perguntar que tipo de arquivo o usuário deseja salvar, de acordo com a extensão, e então copiar todos os arquivos com essa extensão para uma pasta. Caso a pasta não exista, o Script vai dar uma mensagem. Após a cópia dos arquivos ao Script vai criar um log com todos os arquivos copiados, cujo nome será o horário da execução. Além disso, ao finalizar a cópia o Script dá uma mensagem informando a quantidade restante de espaço na pasta Home, e caso sua capacidade esteja abaixo dos 10%, uma mensagem de alerta.
Importante: O Script deve ser global, ou seja, funcionar em qualquer pasta do sistema, e não somente na pasta Home.
- Ele terá uma interface gráfica usando o Dialog
- Você deve ser capaz de agendar Backups periódicos usando o Cron
- Um arquivo .tgz será enviado pela rede ou por um armazenamento externo ao final do Backup