Um assunto que sempre tenho visto, com quem me pede serviços de regularização ou de instalação de torre nova, e me enviam fotos, de como foi feita a fundação (fotos do buraco, fotos dos estribos, fotos até fechamento da fundação - croqui da fundação antes e ART de engenheiro civil aprovando a fundação, e autorização da prefeitura!).
Estou inserindo duas fotos de fundações só, para uma torre quadrada de cantoneiras parafusada, só da fundação, para que vejam que a fundação é a alma do negócio, se isto é feito na meia boca, vai cair a torre, por que o cálculo do momento na base é força do vento + peso da torre + peso das antenas, digamos que tudo isto num pé só, por que os outros estariam a favor da máxima solicitação externa e da torre, ai se imagina que um pé será rancado do solo, tudo bem, na base isto se chama de tração e isto ocorre na area do diâmetro do parafuso, deste modo o número de parafusos, suas bitolas, o tipo de fundação, ou o tipo de magnitude fundação vai dizer se a torre irá cair, dobrar, etc.
Quem pensa em instalar uma torre, primeiro tirar fotos do terreno, que tipo de solo que é, e tirar fotos sequencial de tudo, até o dia que a dita torre estiver terminada, assim tipo filme, vai tirando fotos e fotos, milhares e dentro delas escolher as que melhor ficaram, por que tem fotos que sai desvirtuada, embaçada, e sem nitidez.
As duas fotos que se seguem mostra então uma super torre? Resposta: Não, é o usual para uma torre auto portante.
Tem quem me enviam fotos que mostram fundações esqueléticas, ou sem fotos, ou sem como saber como seja a fundação, ai não faço documentos não, e já vi de outros que fazem colunas de concreto com 5 metros de profundidade e 2,5 metros aflora, e forma quadrada de lado com 0,5 metros, coisa de louco, por que o cara sabe que um treco deste cair meu caro, tu vai para atrás das grades, se matar alguém pior ainda.
Sugiro, e digo mais uma vez, tirem fotos de tudo, menos de gente, de carro e de caminhão, de casa, de mato, de sei lá o que, daqueles que querem se mostrar em fotos, e ainda sem EPI´s (kkkkkk) nem pensar, tirem do chão, do buraco, da concretagem, do pedreiro dentro do buraco, ai se vê o tamanho da bagaça, com isto não se brinca, economiza hoje, e mata alguém amanhã isto é fruto de espertinho, só que ele quem irá responder na justiça e não o engenheiro, por que se não tiver ART de engenheiro civil tá danado, o engenheiro mecânico ele é responsável pela torre, mas veja bem isto:
- "DA ESTRUTURA METÁLICA NO MOMENTO DA INSTALAÇÃO - ACABOU A INSTALAÇÃO ACABOU A RESPONSABILIDADE DELE - DEPOIS SE CAIR NÃO É ELE QUEM RESPONDE E, SIM QUEM FABRICOU ERRADO".
Se tu já instalou uma torre e sabe que a fundação é miolo mole, cara vai lá e ranca a bicha, antes que dê uma caida um dia, e tu se livra da bagaça da justiça, se ficar quieto se vai pagar mais caro, por que fabrico algo bom, mas a fundação era um lixo de ruim, não adianta pensar que quem comprou se lasque não, quem irá dançar será o vendedor e a empresa que fabricou orientou errado quem fez a fundação meia boca, acorde ainda terá tempo de ser gente, lugar de malandro é na cadeia, e além de tudo vira noiva ainda. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Anexo 57077 Anexo 57078