Pessoal vou tentar ser o mais breve possível...
Estou no ramo de provedor faz aproximadamente 5 anos, dei suporte em alguns provedores depois larguei, á 1 ano e 3 meses montei meu provedor cabeado, e tem crescido de uma maneira muito satisfatória. Quando comecei era literalmente leigo em Mikrotik e Ubiquiti, más graças ao Under e muitas fuçadas no Google montei toda a topologia como queria, e tudo funciona muito bem.
Hoje tenho um link GVT de 50 mega e uma RB 450G gerenciando via hotspot aproximadamente 100 clientes, porém alguns clientes me chamaram reclamando de lentidão, pedi outro link de 50 para fazer um balance nessa RB 450G e vou colocar uma 1100AHX2 para gerenciamento dos clientes, creio que consigo configurar o balance certinho com os modens em modo bridge.
Agora vem a pergunta cruel...
Já que as configs de Rotas, NAT, DNS ficam no balance (450g) qual configuração básica terei que fazer no concentrador (1100ahx2) para funcionar somente a internet? Sei que preciso configurar a autenticação dos clientes (hotspot, pppoe) preciso configurar novamente também meu VPN, DDNS, minhas regras de Firewall personalizadas...
Terei que setar o ip vindo do balance e adicionar no concentrador como se fosse um MK em modo roteado? E no caso de um serviço DDNS, terei que setar a interface de entrada do meu concentrador?
As perguntas são toscas, más são de extrema importância pra que eu já leve todo o material configurado para o POP, deixar esse pessoal fora 5 minutos é fogo.
Agradeço aos amigos pela atenção!.