Prmeiramente, gostaria de agradecer a todos que tentarão me ajudar, e , sei desde sempe, que este forum não visa a troca de favores, mas como eu estava guardando um invites do GMAIL, para alguem que mereça, eu estou disposto a oferece-lo para quem quizer, em troca da minha gratidão pela ajuda.
Vou começar pelos periféricos envolvidos no caso:
Router SpeedSreen, com 4 ethernets disponiveis, e uma maquina dell, poweregge 2000 , com linux, e 2 interfaces de rede.
Sou recem contratado de uma determinada empresa, e não existia ninguem que pudesse me dizer o q existia configurado
Sei que:
O roteador pode oferecer 2 tipos de acesso
1 - NAT direto para um ip de classe C meu, o que me submete as filtragens padrão da prestadora
2 - Um range de IPs reais, para eu utilizalos como bem entender.
ESTRUTURA VELHA: a estrutura atual se encontra da seguinte maneira:
Existem OS DOIS SERVIÇOS CONFIGURADOS, ou seja, existe um ip real, configurado em um NT 4.0, com Proxy 2.O (Back Office, argh, sei q é um lixo, mas é o que está la) e no mesmo , uma plc de rede na interna, o q faz o serviço de proxy na empresa.
Em contra partida, eles tem um gateway configurado, nesse ip que faz "nat"do router, que nada mais é uma do q uma das portas do router, lincadas no meu switch da rede principal.
Esse esquema funciona, se não fosse o lixo do nt4, q cai toda hora.
ESQUEMA PRETENDIDO
Identico, porem obviamente, o proxy em squid, com uma maquina lnx, resolvendo nomes entre outro.
PROBLEMAS:
Probelma 1.
Se eu tirar esse "NAT", apenas o proxy vai funcionar, o q vai debilitar o acesso, tendo em vista que lá usa-se video conerencia, , ou seja, gostaria de saber q progama pode fazer com que esse lnx, com uma placa de rede na interna e outra na real, alem do serviço de proxy, forneça resolução de dns de paginas e tudo mais, para maquinas com ele configurado, ou seja, como por ele de gateway da rede?( sem dominio registrado pela fapesp hospedado no ip :/)
Problema 2.
ESTE ESTÁ ME DEIXANDO MALUCO
configuro a placa externa perfeitamente,...
Ip, domain, netmask, gateway, broadcast, ela funciona perfeitamente, pinga os ips reais, e os externos que forem, atraves do dns da prestadora..
POREM A INTERNA:
Cofiguro ela toda certinha, com ip e mask, e bcast, NAO CONFIGURO NEM O GATEWAY INTERNO, porem, quando eu "espeto "ela no switch, o ping fica horroroso, algo como:
Ping 1 ok
2 ok
3 ..... 69 NAO
68 ok
69 ok
70 ok
71... 89 NAO
E assim vai, como se o cabo estivesse ruim ou a placa.
Observei também, que a luz indicadora de "LINK"no switch e na 3com(plc de rede) as vezes apaga.
Ja troquei porta do swich, placas de rede, distribuição de lnx, cabo, sistema operacional
e observei que isso so acontece com maquinas linux..
Uma ruiwwindows qquer , no memso hardware, funcionou normal, sob as mesmas configurações de rede...
E O QUE ME DEIXA MAIS FRUSTADO.
quando eu coloco esse cabo, na porta que falta livre no router, ela funciona perfeitamente, pinga toda minha rede pefeitamente, porem não é esse meu objetivo, visto que é um canal de 10 mbts, e quero evitar o gargalo, senão teria posto apenas uma placa com 2 ips...
Me ajudem, eu imploro.. não sei mais o q fazer...
estou começando a permitir que minha confiança em lnx fique abalada ://
[]'s :cry: