Queria, com esse post, relatar um caso de sucesso em minha infraestrutura. Não é de hoje que muitos de nós, que tem sua rede baseada em equipamentos da ubiquiti sofrem com o descaso da marca quanto ao mercado brasileiro, não temos um suporte adequado, garantia cobre tudo (menos placa lan queimada.. piada..), e é sempre complicado conseguir um equipamento na garantia etc..
Participei de um treinamento da Intelbras sobre a sua linha wisp, vi aquelas promessas de milagres quanto ao pacotes por segundo e tudo mais com um certo receito, pois bem, tive um problema (mais um problema) com a nova linha M5, no caso duas nanobeam de 22 que fechavam um enlace de 15km. O CCQ caiu para níveis insuportáveis, degradando sensivelmente a qualidade do enlace. No leque de soluções da Intelbras encontrei o APC5M18+, comprei um par, bem desconfiado, e coloquei em operação. Com a devida configuração superei os 15km com taxas idênticas a nanobeam quando estava funcionando bem, mas agora com a garantia de troca imediata e proteção a gás na porta LAN, aterramento independente da porta lan entre outros fatores agradáveis.
Resumindo, perdi o medo! Vou trocar tudo que for possível pela linha wisp da intelbras, no que tange a enlaces PTP! Adeus problema de porta LAN, de dissipador ineficiente, de garantia de "mintirinha"da ubiquiti!
Sei que o mérito não é apenas da Intelbras, que tem sua linha wisp de base da Ligowave, mas o fato é que temos finalmente em nosso país um concorrente a ubiquiti no que tange a equipamentos para PTP de baixo custo! E olha que utilizo ubiquiti a 8 anos!!
Alguns dados técnicos simples:
distancia do PTP: 15km
Equipamentos comparados: Nanobeam22 x APC5M18 (18 mesmo... achei incrível ele equiparar o tráfego da ubiquiti)
Noise: -95
Largura do canal: 20mhz (por opção) utilizando protocolo
Ipoll
Zona Fresnel: Limpa
Potencia final: 19dbm ubiquiti x 29 dbm com uso do ATPC intelbras (levem em consideração a antena e a diretividade diferente de ambas)
Taxa efetiva de trafego real efetivamente atendida: 20mbps
Sinal Ubiquiti: 59/61
Sinal Intelbras: 68/70 (lembrem da antena que é de 18..)
Lembro que fui ao limite do APC5M18.. que é indicado para distancias inferiores.
Quaisquer outros relatos são bem vindos, vale apena difundir esse tipo de informação. Adeus monopólio!